Esta seção reúne livros publicados por pesquisadores da UFLA e encontra-se aberta à colaboração de toda a comunidade acadêmica.
Sugestões de conteúdo podem ser enviadas pelo Suporte: http://suporte.ufla.br/comunicacao

O Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (Mosaico) da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) lança sua primeira obra, intitulada "Mosaico Cultural Latino-Americano: Educação, História, Filosofia e Espiritualidade". O livro foi organizado pelo graduando em Filosofia Jefferson da Costa Moreira e pelo professor Vanderlei Barbosa (Faelch/UFLA). A publicação é da Editora Pedro & João.

O livro é fruto de leituras e pesquisas realizadas no Grupo Mosaico. Os estudos têm raízes presentes na Cultura Latino-Americana, destacando: uma Educação popular que recorre à pedagogia da terra, da agroecologia, da solidariedade, do diálogo, do afeto e dos sonhos; uma História que resgata a memória, a utopia, a esperança dos povos indígenas e dos oprimidos; uma Filosofia alicerçada no pensamento crítico, que busca a democracia, a oratória, a política e a sociedade e, finalmente, uma Espiritualidade evidenciada pela poesia, pela religiosidade católica e protestante, que busca resgatar o mistério do sagrado e da mística que fazem parte do processo de formação do ser humano.

A publicação anuncia investigações interdisciplinares em Cultura Latino-Americana de pesquisadores e pesquisadoras de Brasil, Argentina, Chile e México. O escopo é resgatar as obras e pensamentos de intelectuais que são fundamentais para compreender a América Latina, concentrando-se em um Mosaico de influências enraizadas no pensamento de Darcy Ribeiro, Eduardo Galeano, Paulo Freire, Enrique Dussel, Leonardo Boff, Rubem Alves, Adélia Prado, Simón Rodríguez, Mario Vargas Llosa, Padre Antônio Vieira, Frei Betto, Antonio Pérez Esclarín, entre outros (as) pensadores (as) que ressaltam um pensamento crítico e libertador capaz de manter viva nossa identidade. 

"Mosaico Cultural Latino-Americano: Educação, História, Filosofia e Espiritualidade" é leitura obrigatória para todos os interessados no pensamento latino-americano, bem como uma abertura ao diálogo e ao compromisso com a cultura da América Latina.

O registro do lançamento do livro pode ser conferido pelo canal do Youtube Mosaico UFLA

O livro pode ser adquirido pelo e-mail mosaicoufla2018@gmail.com

Marcelo Sevaybricker Moreira -  Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas 

"O pensamento político de Wanderley Guilherme dos Santos" analisa a obra de um dos “pais-fundadores” da Ciência Política brasileira e, por meio dela, busca compreender a formação da democracia em nosso País e no mundo. O Brasil possui inúmeros - e importantes - estudos sobre intelectuais estrangeiros, mas ainda ignora boa parte do que cria a sua própria inteligência. Wanderley Guilherme, falecido em 2019, examinou, por mais de cinquenta anos, a realidade política, em especial a vivida aqui, na terra brasilis. O exame de uma obra tão necessária como a sua, além da experiência reflexiva riquíssima, propicia também uma compreensão mais adequada das possibilidades e dos dilemas da sociedade que nos forma.

ISBN: 978-65-5820-593-7

O professor de Filosofia Vanderlei Barbosa e a professora de Literatura Dalva Lobo, ambos do Departamento de Educação da UFLA, partem da filosofia e da poesia para refletir sobre os efeitos da pandemia, no livro “A revolução pelo ócio: lições poético-filosóficas para o século XXI”. Escrito entre o final do mês de março e meados de abril de 2020, a partir da casa dos autores, no período da quarentena, o livro apresenta reflexões sobre como o vírus pode trazer algumas lições para a humanidade.

O conteúdo apresentado percorre clássicos da filosofia, da literatura e da poética, transitando por caminhos da teologia e, principalmente, pela experiência existencial dos autores. O livro é um mosaico de pequenos ensaios de urgências, cuja tese é muito simples, mas decisiva: não podemos continuar no caminho que seguimos até agora. É imperativo mudar. Na visão dos autores, se uma pandemia como essa, em escala planetária, não levar a novas formas de ação preventiva, da próxima vez não seremos perdoados.

Para o professor Vanderlei Barbosa, a pandemia deveria provocar ações de transformação na ciência, na política, na imprensa e na educação. “Agora que o planeta aquietou, então podemos ver a profunda interdependência orgânica que existe entre todas as coisas e repensar nossas práticas de vida”. A professora Dalva Lobo, por sua vez, pondera que “a fluidez rompeu as fronteiras democratizando, no ar, o vírus, para toda a humanidade que, atônita, procura saídas e respostas”.

De acordo com os autores, precisamos mudar nossa relação com a natureza, pois a forma de exploração da agricultura predatória, das queimadas, dos desmatamentos, causa a mudança climática que, por sua vez, causa mudanças nos habitats naturais das espécies, gerando o desequilíbrio que é a origem de todos os dramas humanitários, entre eles a epidemia. 


Acesse a live de lançamento do livro.

Preencha o formulário para solicitar um exemplar do livro.

O objetivo deste e-book é atrair a atenção do público para o universo científico, por meio de imagens que representam pesquisas, tecnologias e inovações geradas na UFLA. As fotos reunidas no e-book participaram da primeira edição do concurso de fotografia Ciência em Imagem, realizado pela Coordenadoria de Comunicação da UFLA em 2018 com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Editora UFLA e da Fapemig. Aberto à participação de professores, técnicos adminis-
trativos, estudantes em atividade da UFLA, bem como outros pesquisadores que desenvolvem seus estudos na Instituição, o concurso de fotografia teve o objetivo de retratar aspectos representativos de pesquisas científicas em andamento ou já finalizadas.

Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41658



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA