Esta seção reúne livros publicados por pesquisadores da UFLA e encontra-se aberta à colaboração de toda a comunidade acadêmica.
Sugestões de conteúdo podem ser enviadas pelo Suporte: http://suporte.ufla.br/comunicacao

O professor de Filosofia Vanderlei Barbosa e a professora de Literatura Dalva Lobo, ambos do Departamento de Educação da UFLA, partem da filosofia e da poesia para refletir sobre os efeitos da pandemia, no livro “A revolução pelo ócio: lições poético-filosóficas para o século XXI”. Escrito entre o final do mês de março e meados de abril de 2020, a partir da casa dos autores, no período da quarentena, o livro apresenta reflexões sobre como o vírus pode trazer algumas lições para a humanidade.

O conteúdo apresentado percorre clássicos da filosofia, da literatura e da poética, transitando por caminhos da teologia e, principalmente, pela experiência existencial dos autores. O livro é um mosaico de pequenos ensaios de urgências, cuja tese é muito simples, mas decisiva: não podemos continuar no caminho que seguimos até agora. É imperativo mudar. Na visão dos autores, se uma pandemia como essa, em escala planetária, não levar a novas formas de ação preventiva, da próxima vez não seremos perdoados.

Para o professor Vanderlei Barbosa, a pandemia deveria provocar ações de transformação na ciência, na política, na imprensa e na educação. “Agora que o planeta aquietou, então podemos ver a profunda interdependência orgânica que existe entre todas as coisas e repensar nossas práticas de vida”. A professora Dalva Lobo, por sua vez, pondera que “a fluidez rompeu as fronteiras democratizando, no ar, o vírus, para toda a humanidade que, atônita, procura saídas e respostas”.

De acordo com os autores, precisamos mudar nossa relação com a natureza, pois a forma de exploração da agricultura predatória, das queimadas, dos desmatamentos, causa a mudança climática que, por sua vez, causa mudanças nos habitats naturais das espécies, gerando o desequilíbrio que é a origem de todos os dramas humanitários, entre eles a epidemia. 


Acesse a live de lançamento do livro.

Preencha o formulário para solicitar um exemplar do livro.

O objetivo deste e-book é atrair a atenção do público para o universo científico, por meio de imagens que representam pesquisas, tecnologias e inovações geradas na UFLA. As fotos reunidas no e-book participaram da primeira edição do concurso de fotografia Ciência em Imagem, realizado pela Coordenadoria de Comunicação da UFLA em 2018 com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Editora UFLA e da Fapemig. Aberto à participação de professores, técnicos adminis-
trativos, estudantes em atividade da UFLA, bem como outros pesquisadores que desenvolvem seus estudos na Instituição, o concurso de fotografia teve o objetivo de retratar aspectos representativos de pesquisas científicas em andamento ou já finalizadas.

Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41658

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira - Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRS)

Karina Volpi Furtini Boldrin
Ângela Maria Pereira do Nascimento
Patrícia Duarte de Oliveira Paiva - Departamento de Agricultura (DAG)



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA