A dissertação estuda as matas secas do norte de Minas e da Bahia e evidencia que a maior parte do estoque de madeira dessas florestas está concentrado em poucas espécies, parentes entre si.  Ou seja, um reduzido grupo de espécies com várias características em comum estocam a maior parte do carbono existente nas matas secas; se elas morrerem, todo esse carbono será lançado na atmosfera pela decomposição dessas árvores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por que isso é importante? Primeiro, porque a grande quantidade de carbono que já há na atmosfera está provocando mudanças climáticas. Segundo, porque muitas árvores em várias florestas no mundo todo estão morrendo por não conseguirem sobreviver com menos chuvas. Terceiro, porque se essas espécies parentes tiverem um risco alto de morrerem por não conseguirem se adaptar, o estoque de carbono dessas florestas pode estar em perigo, alimentando esse ciclo das mudanças climáticas. 

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal

Pesquisadora: Natalia de Aguiar Campos

Orientador: Rubens Manoel dos Santos

 

 

 



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA