A pesquisa inédita “Análise da evolução paisagística e sociocultural de praças da região da Estrada Real com ênfase em cidades históricas de Minas Gerais”, desenvolvida pela pesquisadora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi destaque na revista Minas faz Ciência.

A fala arrastada, caracterizada pelo uso de diminutivos e expressões como “uai”, “trem” e “sô” é associada ao povo de Minas Gerais como um dos traços mais marcantes de sua identidade. Contudo, a realidade linguística do quinto maior estado brasileiro em extensão territorial, delimitado por outras cinco unidades federativas, não é tão simples. O pesquisador Valter Romano, do Departamento de Estudos da Linguagem da UFLA, identifica uma grande variação da fala mineira, sobretudo do ponto de vista lexical.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou o perfil dos fãs da banda Los Hermanos. Foram entrevistadas pessoas com idade entre 25 e 45 anos que, em sua juventude, tiveram contato com a banda, desenvolvendo e mantendo o apreço pela banda até os dias atuais. De acordo com os pesquisadores, o principal impacto que as canções da banda Los Hermanos geram nos fãs é o incentivo à reflexão. Essas pessoas geralmente buscam nessas canções um apoio ao que estão vivenciando, ou às atitudes que tomam em relação a si mesmo e às outras pessoas.

Nesta segunda-feira (1º), é comemorado o Dia Internacional da Música, que foi criado em 1975, com o objetivo de promover paz e amizade através da música em toda sociedade. Por isso, nós preparamos uma série especial de pesquisas sobre o tema. Fique ligado!

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA