Parceria entre UFLA e Epamig vai utilizar software de gerenciamento de custos para identificar a produtividade de diferentes cultivares

Uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Centro de Inteligência de Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), coordenado pelo professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, vai propiciar a avaliação dos impactos econômicos e de produtividade das cultivares de café desenvolvidas pela empresa em parceria com as universidades federais de Viçosa e Lavras. Pela proposta, a Epamig será responsável pela coleta e registro das informações sobre custos de produção e o CIM processará os dados por meio do software Siges, que realiza o armazenamento de dados dos produtores, a geração de indicadores individuais, comparações e a construção de análises e relatórios.

O programa vai possibilitar a emissão de relatórios de custos, receitas e indicadores de cada cultivar, o que permitirá a realização das avaliações com maior precisão. “Esse software de gestão de custos específico para a cafeicultura soluciona um grande desafio desse trabalho, que é reunir dados de custos de produção de café de um número significativo de propriedades”, explica o pesquisador da Epamig, Djalma Ferreira Pelegrini.

Na fase inicial do projeto, serão acompanhadas 40 propriedades cafeeiras na microrregião de São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas) e outras 40 da microrregião de Patrocínio (Alto Paranaíba), que plantam ou já plantaram cultivares desenvolvidas pela Epamig.

O desempenho das cultivares da Epamig será comparado ao das cultivares tradicionais para o apontamento das principais diferenças entre elas. Para tanto, serão emitidos relatórios anuais com informações agregadas – níveis tecnológicos regionais, custos médios dos fatores de produção, mapeamento de deficiências, entre outros. Esses relatórios fornecerão informações e benchmarking internos que servirão de base para as decisões estratégicas de interesse da Epamig.

Djalma destaca que os relatórios tendem a ser bastante precisos e gerar benefícios também para os produtores que receberão informes de custos e receitas de suas unidades de produção. “O CIM realizará as análises dos resultados (outputs) e comparações (benchmarking) entre produtores e cultivares. Munidos desses dados, os cafeicultores, orientados por um técnico competente, poderão tomar medidas que resultem em melhoria da competitividade das propriedades”.

A Epamig será responsável também pela disponibilização dos resultados para os cafeicultores. Antes da coleta dos dados, os membros do CIM ministraram um treinamento sobre gestão e custos de produção para a equipe de pesquisa da EPAMIG, no qual destacaram como deve ser feita a coleta dos dados referentes aos processos produtivos.

O projeto “Avaliação do impacto da utilização de cultivares arábica desenvolvidas pela Epamig, UFLA e UFV com o apoio do Consórcio Pesquisa Café” tem vigência até 2018. Já a parceria para a utilização do sistema de gestão e o trabalho de gerenciamento de custos e avaliação de impactos das cultivares deve ser permanente e estendida a novos projetos.

Fonte: InovaCafé\Epamig
Trevisan – Assessoria de Comunicação da Agência de Inovação do Café (Inovacafé)

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA