Os materiais alternativos estão cada vez mais presentes em projetos de engenharia, por possuírem custos menores, facilidades de uso e  aproveitamento de matérias primas que geralmente seriam descartadas na natureza. O Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (DEA/UFLA) desenvolveu uma pesquisa para produzir materiais de baixo custo e com bom conforto térmico e acústico para aplicação direta no setor de construção civil em geral.  O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo da pesquisa foi produzir compósitos cimentícios do tipo painel com a adição de diferentes tipos de resíduos lignocelulósicos, como bagaço de cana de açúcar, eucalipto, casca de café, pseudocaule de bananeira e casca de coco. Também foram avaliados os efeitos dessa adição sobre a qualidade dos painéis. 

Esses compósitos cimentícios são painéis fabricados a partir de uma mistura de cimento, aditivos químicos e partículas geradas a partir de materiais lignocelulósicos, que são misturados em betoneiras. Após a mistura, a massa é colocada em formas de metal e levada para ambiente climatizado por 28 dias, para a cura. Esses produtos combinam as boas qualidades do cimento (resistência relativamente alta à água, fogo, fungos e cupins acoplados) com as de materiais lignocelulósicos (alta resistência ao peso e trabalhabilidade).

De acordo com a professora Patrícia Ferreira Ponciano Ferraz, a pesquisa é um grande avanço tecnológico e social. “Resíduos agrícolas antes descartados ou queimados servirão para produzir compósitos com menor preço, tornando o produto mais acessível à população de baixa renda, além de contribuir para a sustentabilidade”. Outro ponto importante destacado pela pesquisadora é a busca por produto de maior isolamento térmico e acústico.

Isolamento térmico e acústico

Entre as inovações propostas pelo projeto, destacam-se as análises de isolamento térmico dos painéis. As avaliações foram realizadas por meio de caixas térmicas, que permitiram submeter o material a diferentes condições de temperatura, e também por meio de termografia infravermelha, utilizando fotos termográficas que permitiram uma boa interpretação do comportamento térmico dos painéis e a avaliação das melhores condições de utilização.

A pesquisa também incluiu análises de isolamento acústico dos painéis. Essas avaliações ainda são pouco exploradas pelos pesquisadores da área, mas têm se mostrado muito vantajosas por permitirem uma verificação do potencial de utilização destes painéis para revestimento e divisão de ambientes, visando o conforto e o bem-estar dos ocupantes. 

A pesquisadora destaca que essas inovações “não só permitem mais conforto para os ocupantes das instalações, sejam humanos ou animais, como também podem, em alguns casos, reduzir o custo de energia, com a utilização de equipamentos como climatizadores, uma vez que esses produtos apresentam, normalmente, um bom isolamento térmico”.

 

Texto: Melissa Vilas Boas - Bolsista Comunicação

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA