Como escrever um artigo científico para ser publicado em um periódico de relevância internacional? Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que participaram do Workshop de Publicação Científica em parceria com American Journal Experts (AJE) dessa terça-feira (7/5), no auditório do Departamento de Biologia (DBI/UFLA), tiveram a oportunidade de conhecer técnicas para aprimorar a redação de artigos, elaborar figuras mais compreensíveis e atrativas, além escolher um periódico de alto fator de impacto para publicar seus estudos, muitos vezes, frutos de trabalhos de dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso de graduação.

O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e pelo Grupo Gestor do Projeto Capes Print da UFLA, e ministrado pelo editor de Controle de Qualidade da AJE, Peter Marbais, com suporte da gerente de marketing Flávia Jaszczak. A AJE é uma empresa reconhecida internacionalmente e, atualmente, faz as traduções e revisões dos artigos científicos da UFLA.

Mais que apresentar etapas essenciais para a redação de um artigo de qualidade, Peter apresentou os principais fatores que fazem um periódico não aceitar um trabalho para publicação, como a falta de explicação dos métodos científicos utilizados e o excesso de texto. Segundo o professor, também é fundamental redigir seguindo uma sequência lógica que facilite a compreensão do estudo, que nem sempre precisa ser cronológica. “É preciso compreender que o leitor tende a memorizar melhor o que é apresentado nas primeiras e nas últimas linhas do texto, locais que devem ser priorizados para apresentar as informações mais relevantes de uma discussão”, explicou.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e coordenador do Projeto Capes Print da UFLA, professor Rafael Pio, a publicação de artigos científicos em revistas de alto fator de impacto tem sido um tema recorrente nas atividades da UFLA, e o workshop elevou o nível de discussão. “ O tema tem sido tratado de forma intensa pela PRP e PRPG, mas foi a primeira vez com uma atividade ministrada por uma empresa estrangeira de referência e reconhecida por uma série de periódicos internacionais renomados”. O pró-reitor destaca, ainda, que o curso ministrado em inglês possibilitou a prática e reforçou a importância da prática da língua estrangeira na Universidade.

Acesse aqui o material completo da apresentação disponibilizado pela AJE.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA