A Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), desde 2017, tem obtido resultados positivos com o projeto de popularização da ciência organizado pelo Núcleo de Divulgação Científica, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). E, após meses de intenso trabalho foi possível o lançamento de mais um produto - a primeira revista de jornalismo científico da Universidade: Ciência em Prosa. Uma revista semestral que irá concentrar algumas das pesquisas da Instituição.

Já está disponível a 4ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. Nesta publicação, foram reunidos temas de pesquisas pelos quais é possível perceber o quanto a ciência está entrelaçada à realidade diária, frequentemente em espaços de circulação pública, em um constante diálogo com a comunidade, com os problemas sociais e com os saberes tradicionais. 

Já está disponível a 3ª edição da revista de jornalismo científico da UFLA Ciência em Prosa. A reportagem de capa desta edição trata de um tema muito presente em nosso dia a dia: as embalagens. Do momento em que levantamos até a hora de dormir, inúmeros objetos passam por nossas mãos embalados. Contudo, a praticidade desses envoltórios que protegem e facilitam o transporte de mercadorias tem gerado, como contraparte, sérios impactos ambientais. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80% das embalagens são descartadas após o primeiro uso e esse tipo de resíduo é responsável por quase um terço do lixo doméstico.

Você já parou para pensar em quantas pesquisas científicas são desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA)? Delas, quais você conhece e poderiam facilitar a sua vida e da sociedade? Difícil responder, né?! A ciência é crucial para resolver nossos problemas ecológicos, econômicos e humanitários. A lista de desafios dos cientistas é enorme.  Um deles é popularizar o acesso da população às novas ideias.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA