O livro "Der Wert der Arbeit: Das Leistungsprinzip in Arbeitskämpfen zwischen Zentrum und Peripherie" (O valor do trabalho: o princípio do mérito em conflitos trabalhistas entre o centro e a periferia) é a publicação revisada da tese de doutorado de Thiago A. Simim, defendida na Universidade de Frankfurt (Alemanha). Com prefácio de Axel Honneth e Stephan Voswinkel, a publicação é resultado de uma pesquisa interdisciplinar entre sociologia do trabalho, filosofia social, história, teoria da justiça e teoria crítica.
O estudo inclui o levantamento e análise de dados empíricos sobre conflitos trabalhistas no Brasil e Alemanha nos últimos anos e reflete sobre os sentidos atribuídos à noção de justiça, em especial na legitimação das desigualdades através do "mérito", do "desempenho", do "merecimento".
O livro parte de uma perspectiva sociológica e da reconstrução histórica da organização do trabalho no capitalismo em diferentes contextos, levando em conta suas diferentes condicionantes políticas, jurídicas, institucionais e econômicas, para refletir sobre o significado de tais princípios de justiça na crítica e na legitimação das desigualdades sociais, a partir da dimensão do trabalho. O passado da indústria de massas no centro do capitalismo europeu e, do outro lado, uma divisão do trabalho fortemente racializada no periférico Brasil se mostraram elementos centrais para a compreensão do sentimento de injustiça presente nos conflitos estudados.
O livro pode ser adquirido por meio deste link.