Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) descobriram que os abacateiros plantados no meio do cafezal podem atrair insetos capazes de combater as pragas nas lavouras de café. A pesquisa de mestrado de Vitor Barrile Tomazella, sob a orientação do professor Luís Cláudio Paterno Silveira, no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, foi retratada no jornal da EPTV Sul de Minas nesta segunda-feira (4/7). Confira aqui a matéria exibida.

O cafeeiro é atacado por diversas pragas, no entanto, existem inimigos naturais capazes de realizar o controle biológico. Estudos mostram que a diversificação das lavouras é uma importante ferramenta para sua manutenção. A utilização de árvores para sombreamento também traz significativas melhorias para o agroecossistema.

Neste sentido, a pesquisa buscou verificar a influência que algumas espécies arbóreas para sombreamento exercem sobre a diversidade de parasitoides e vespas em café convencional. Por meio de análises, os pesquisadores constataram que houve uma maior riqueza e abundância de insetos no tratamento abacate na maior densidade, enquanto nos demais tratamentos sombreados observou-se apenas uma tendência nesse sentido.

Acesse aqui a matéria completa sobre a pesquisa. 

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA