Uma nova tecnologia de implante ortopédico que colabora diretamente com a consolidação das fraturas de ossos longos (fêmur, tíbia e úmero) em animais foi depositada pela Ufla junto ao banco de patentes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
 
Criado pelo prof. Leonardo Augusto Lopes Muzzi, do Setor de Cirurgia do Departamento de Medicina Veterinária, o novo método, denominado sistema Plate-Nail, associa duas modalidades de fixação óssea em um único sistema. Assim, na pesquisa conduzida pelo prof. Leonardo, o local fraturado foi estabilizado por meio de uma haste de aço cirúrgico implantado dentro do osso associada a uma placa ortopédica colocada na superfície óssea, ambos fixados por parafusos ortopédicos, conforme ilustrado na figura.
 
De acordo com o professor, o novo sistema consegue neutralizar, de forma eficaz e precoce, todas as forças que atuam contra a reparação das fraturas. Além disso, o sistema criado proporciona um elevado grau de estabilidade no foco da lesão e promove uma fixação óssea rígida sem permitir a falha prematura do implante.
 
Em desenvolvimento desde 2007, as pesquisas foram feitas com cães mas o prof. Leonardo explica que o novo sistema poderá ser aplicado a diversos animais e até mesmo ao homem. “O processo de proteção da tecnologia já foi iniciado. Futuramente, ela será disponibilizada para comercialização e utilização nas rotinas das clínicas cirúrgicas”, explica ele. Os resultados favoráveis da pesquisa serão publicados em breve em revista científica de divulgação internacional.
 
O professor ressalta, ainda, que o projeto foi financiado pela Fapemig e teve apoio na forma de convênio com a empresa Brasmed para confecção dos implantes. A pesquisa contou com o apoio das profas. Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi e Gabriela Rodrigues Sampaio, além das estudantes de graduação em Medicina Veterinária Amália Turner Giannico e de pós-graduação Luciane dos Reis Mesquita.
 
Reconhecimento
 
No último Ciufla, a pesquisa relativa ao novo sistema, intitulada “Associação da haste bloqueada e da placa óssea (plate-nail) como novo método no tratamento das fraturas de ossos longos em cães”, desenvolvida pela bolsista do programa PIBIC-Fapemig Amália Turner Giannico, sob a orientação do prof. Leonardo, recebeu o prêmio destaque de Iniciação Científica no período de 2008 a 2009.

Por conta disso, a Câmara Municipal de Lavras, por solicitação do vereador Marcos Cherem, enviou um ofício ao Departamento de Medicina Veterinária parabenizando o prof. Leonardo e sua equipe pelo recebimento do prêmio. O ofício destaca ainda a importância da pesquisa no meio científico mundial e enaltece o desenvolvimento de novas tecnologias na Ufla.