Avançando nas propostas de popularização da ciência por meio da comunicação institucional, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) passa a publicar, quinzenalmente, um conteúdo de ciência voltado para um público específico: as crianças. O quadro Prosinha com Ciência deriva do projeto Ciência em Prosa, que deu origem à revista de jornalismo científico da UFLA.  

O objetivo da iniciativa é receber perguntas de crianças de todas as idades, que possam ser respondidas com informações científicas. A equipe do projeto busca as respostas com pesquisadores da Instituição e produz os vídeos, que são publicados no Perfil Ciência UFLA no Instagram, no Portal da Ciência e no canal da UFLA no Youtube.

Na primeira etapa de divulgação estão sendo tratadas perguntas formuladas por alunos do Grupo 3 do Núcleo de Educação da Infância da UFLA (Nedi/UFLA). As professoras Apolliane Xavier Moreira dos Santos e Franciane Sousa Ladeira Aires, durante as atividades de ensino remoto por meio de kits educativos, coletaram uma série de perguntas das crianças, muitas das quais poderão ser abordadas por meio dos vídeos. Além da interação com as crianças por meio do Nedi/UFLA, o quadro está aberto à participação de outras escolas e até mesmo de questões que podem ser apresentadas individualmente pelos interessados ao @cienciaufla.

O quadro é desenvolvido pelas coordenadorias de Comunicação e de Divulgação Científica, com participação direta de estudantes de graduação, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas (modalidades de Extensão e Cultura - Pibec e de Aprendizado Técnico - Proat), sempre orientados por servidores e funcionários das coordenadorias. 

A coordenadora de Divulgação Científica da UFLA, Ana Eliza Alvim, diz que o quadro foi criado com a motivação de não deixar passar despercebida aquela curiosidade característica das crianças, que se manifesta desde os primeiros anos de vida. “Essa curiosidade parece ser um bom gancho para que se estabeleça, desde cedo, um relacionamento com a ciência e com o método científico. A criança naturalmente interroga fenômenos naturais do seu dia a dia e muitas vezes nos surpreendem com perguntas que não sabemos responder. ‘Por que o grilo canta?’, ‘Como o vagalume pisca?’, ‘Para onde o sol vai quando chega a noite?’ são algumas das questões levantadas pelas crianças de 3 anos do Nedi, e são curiosidades fantásticas, que mostram o quanto elas estão atentas ao seu entorno. O projeto veio para ajudar a não deixá-las sem resposta, para estimular essa curiosidade natural, de forma que cresçam sem perder essa busca da explicação sobre o mundo a seu redor”, conclui.

Assista ao vídeo publicado nesta sexta-feira (17/9), que trata da pergunta do aluno do Nedi Pedro Morais Oliveira. A resposta veio com a colaboração do professor Marcel Gustavo Hermes, do Departamento de Biologia da UFLA, e a produção foi do bolsista Pibec e estudante de Letras da UFLA Claudinei Rezende, com suporte de servidores e funcionários da Coordenadoria de Comunicação.

 

Assista também a outros vídeos do quadro

Por que as formigas andam em fila?

Como funciona um carrinho e controle remoto?