Um dos pontos-chave da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é o desenvolvimento sustentável. Por todo o mundo, corporações têm buscado formas de aproximar seus objetivos organizacionais aos de sustentabilidade para alcançar as expectativas de um público cada vez mais exigente. No Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA), uma pesquisa desenvolvida pela mestra Liliane Frazão, sob orientação da professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) Cristina Lelis Leal Calegario, buscou identificar a qualidade da comunicação das ações de sustentabilidade das maiores empresas na América Latina e a influência de fatores internos e externos à organização nessa qualidade.

De acordo com o estudo, a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU aos objetivos corporativos oferece uma nova visão entre negócios e sociedade. As organizações se tornam parte da solução para grandes desafios ao invés de contribuirem para o problema. Conforme as pesquisadoras, embora o tema seja atual e relevante, os estudos sobre a qualidade desses relatos pelas organizações, especialmente em regiões de renda baixa e média, ainda são restritos em termos de volume.

A pontuação máxima possível era de 771 pontos, porém, a maior pontuação obtida foi de 458 (59,4% da pontuação máxima) no relatório de 2020 da Petrobrás. Já a menor pontuação obtida foi de 9 pontos (1,2% da pontuação máxima) nos relatórios dos anos de 2019 e 2020 da empresa GPA – Grupo Pão de Açucar. A média de pontuação obtida pelas empresas foi de 224 pontos (29,1%) e pontuação igual ou superior a esta média foi obtida por 55 relatórios (47% da amostra).

De acordo com os resultados da pesquisa, organizações inseridas em setores considerados controversos tendem a ficar mais atentas às necessidades e pressões exercidas por seus públicos e, assim, responder com informações de maior qualidade. Neste mesmo sentido, ter conhecimento sobre a relevância da Responsabilidade Social Corporativa de seu país de origem pode levar a uma maior ciência das expectativas geradas sobre as empresas e isso pode ser refletido na qualidade dos relatos.

Em relação aos fatores internos, a verificação externa é relevante e significativa na qualidade dos relatos e pode ser gerenciada pela organização. Também foi identificado que, em conjunto com o padrão GRI, a utilização de outros padrões e normas, como as normas SASB, os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) levam, em média, a uma melhor qualidade de relato e, portanto, também podem ser adotados pelas organizações em busca de melhoria e ganho de legitimidade.

Estes resultados e insights são particularmente relevantes no contexto latino-americano, marcado por grande desigualdade e por um ecossistema corporativo com muitas especificidades. Para as empresas, os resultados obtidos são importantes uma vez que identificam elementos que são essenciais para a obtenção de melhor qualidade de relato.