A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/ UFLA)  e o  Grupo Gestor do Projeto Capes Print da UFLA convidam toda a comunidade acadêmica para o Workshop de Publicação Científica - American Journal Experts (AJE), que ocorre nos  dias 6 e 7/5, no Anfiteatro  Magno Antonio Patto Ramalho - Ramalhão/DBI - UFLA.

O evento será ministrado em Inglês  e os interessados já podem se inscrever pelo SIG.

O workshop contará com a presença dos palestrantes Peter Marbais, editor de Controle de Qualidade da American Journal Experts (AJE), e Flávia Jaszczak, gerente de Marketing da AJE.

A AJE é uma empresa reconhecida internacionalmente e, atualmente, faz as traduções e revisões dos artigos científicos da UFLA, por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Programação do Evento:

Data:  6/5

9h - Recepção e registro

9h30 - Abertura

9h30 às 12h - Writing a Better Manuscript; Tips for Publication Success; Scientific Figures; Conventions of Scholarly Publishing

12h às 13h30 - Intervalo para almoço

13h30 às 15h30 - Choosing a Journal and the Scholarly Publishing Landscape; Ethics in Research Publication; Past, Present and Future of Scholarly Publishing; Choosing a Journal

15h30 às 16h - Perguntas e encerramento

Data: 7/5

10h às 12h - Feedback com as traduções dos artigos científicos da UFLA, realizada pela American Journal Experts (AJE)

Texto: Melissa Carvalho - Estagiária DCOM

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA