A Universidade Federal de Lavras (UFLA) destacou-se no 27º Colóquio da GERPISA (Groupe d’études et de Recherche Permanentsur L’industrie et lesSalariés de l’Automobile), com a conquista do “Young Author's Prize” (Prêmio do Jovem Autor) pelo doutor em Administração e Economia Fábio Antonialli. Esta é a primeira vez que o prêmio é concedido a um pesquisador brasileiro.

O artigo intitulado “International benchmark on experimentations with Autonomous Shuttles for Collective Transport” foi o vencedor desta edição do prêmio. O trabalho é fruto dos resultados preliminares da pesquisa de pós-doutorado de Antonialli, que está sendo realizada na Universidade Francesa École CentraleSupélec e está inserida no escopo do projeto Europeu AVENUE, que visa implementar demonstrações em grande escala de automação em transporte urbano (por meio de frotas de mini ônibus autônomos) em áreas de média e baixa demanda, em quatro cidades europeias: Geneva, Lyon, Copenhagen e Luxemburgo.

Em seu artigo, o pós-doutorando identificou 92 experimentações com mini-ônibus autônomos ao redor do mundo, focando em modelos de negócios para transporte público oferecido majoritariamente de forma gratuita aos passageiros. Dentre os estudos levantados, o autor enfocou os principais públicos-alvo envolvidos no trabalho, assim como as diferentes formas de valor, a fim de promover o crescimento sustentado e a evolução do ecossistema.

“Sem o apoio e a parceria da UFLA com a CentraleSupélec, eu não teria a oportunidade de apresentar o artigo na GERPISA e tampouco de concorrer ao prêmio”, ressalta Antonialli que, já durante o doutorado na UFLA, desenvolveu atividades na universidade francesa por meio do Programa Capes doutorado sanduíche. Com base nos trabalhos realizados durante a tese, ele foi convidado a realizar o pós-doutorado na CentraleSupélec.

A premiação do Colóquio consiste na publicação de uma edição especial do artigo vencedor no International Journal of Automotive Management and Technology (Revista Internacional de Tecnologia e Gestão Automotiva) e recompensa em dinheiro no valor de 1.500 euros.

Entre os cinco finalistas, outro trabalho da UFLA também obteve destaque: o artigo “Innovation Radar for Disruptive Technology Insertion: the case of autonomous vehicles in Brazil and France”, de autoria da doutora em Administração pela UFLA Bruna Habib Cavazza. O trabalho foi indicado ao processo de fast-track, que agiliza a avaliação do artigo na Revista de Tecnologia Automotiva, podendo futuramente ser publicado.

A edição 2019 do Colóquio da GERPISA ocorreu entre os dias 12 e 14 deste mês, na cidade de Paris. A UFLA também foi representada no evento pelo estudante Rodrigo Marçal Gandia, que está no último ano de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação e Administração (PPGA) em co-tutela com a universidade francesa.

Criada na França no ano de 1992, a GERPISA tem o objetivo de coordenar e avançar o trabalho de cientistas sociais (sociólogos, economistas, gerentes, geógrafos, cientistas políticos, historiadores) sobre a indústria automotiva e a nova mobilidade, fazendo a ligação entre a rede internacional, os atores públicos e privados da indústria automotiva e da mobilidade. Desde 2013, a GERPISA organiza o “Young Author's Prize” (Prêmio do Jovem Autor) com o objetivo de apoiar e destacar contribuições dos jovens acadêmicos para as obras da rede internacional do Grupo Permanente de Estudos e Pesquisas na Indústria Automobilística Internacional.

Presença marcante da UFLA


A UFLA tem marcado presença na GERPISA desde 2017. Em 2018, o evento foi realizado no Brasil, na Universidade Federal de São Paulo (USP), e a UFLA participou com a apresentação de quatro projetos. Já em 2019, o evento retornou a Paris e foi o ano da premiação do pós-doutorando Fábio Antonialli, que tem seus trabalhos expostos no Colóquio há 3 anos consecutivos.

Saiba mais sobre o prêmio Jovem Autor 

Texto: Caroline Batista,  jornalista  -  bolsista Dcom/Fapemig