A recém-formada do curso de Direito e servidora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Amanda Cristina Silvério, conquistou o primeiro lugar na categoria “Profissional de Ciências Sociais” no concurso de trabalhos/artigos promovido pelo Mercosul, intitulado "II  Prêmio de Pesquisas em políticas sociais do Mercosul "”. A cerimônia de premiação foi realizada no Centro Cultural da Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai, no dia 22/8, durante o Seminário Internacional “O Estatuto da Cidadania do Mercosul: desafios para a construção de uma cidadania regional. ”

“A pesquisa trata sobre os paradigmas e estratégias de combate à escravidão contemporânea frente à concretização do trabalho decente no âmbito do Mercosul. Nela, realizo uma análise da escravidão contemporânea frente à lógica do trabalho decente constante no objetivo 8 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)69585717 2431119313634614 3129852589693206528 n, levando em considerações documentos emitidos pelo Mercosul, tais como Declaração Sociolaboral, Plano Estratégico de Atuação Social e Plano de Ação para o Estabelecimento do Estatuto Comum do Mercosul, elencando assim os principais desafios e perspectivas para prevenção, combate e erradicação do trabalho escravo contemporâneo no âmbito do Bloco”, explica Amanda Silvério. 

Trajetória

Amanda iniciou suas pesquisas entre 2015 e 2016 no Programa de Iniciação Científica Voluntária da (PIVIC/UFLA), quando começou a desenvolver pesquisas sobre trabalho escravo contemporâneo sob a orientação da professora do Departamento de Direito (DIR) Maria das Graças Paula e co-orientação do professor Leonardo Gomes Penteado Rosa. A referida pesquisa obteve o Prêmio Graduando Destaque na iniciação científica em 2015, promovido pela UFLA e pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

Após a iniciação científica, continuou a desenvolver pesquisas correlatas ao assunto, que deu origem a uma monografia intitulada “A marginalização do trabalhador: ensaios históricos, políticos e jurídico-sociais sobre a questão do trabalho escravo no Brasil contemporâneo.” Apresentada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), a pesquisa obteve o Prêmio Jurídico Orlando Gomes – Élson Gottschalk, categoria Direito do Trabalho 2016.

Após se formar na UFLA, em agosto de 2018, continuou a desenvolver pesquisas de forma independente, mas sempre contou com a colaboração da professora Maria das Graças Paula. Atualmente, continua seus estudos no Mestrado em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto- USP Ribeirão, sob orientação da professora Maria Hemília Fonseca.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA