5 2 14De 13 matérias sobre Ciência e Tecnologia da edição de número 55 da revista Minas faz Ciência, três têm como fonte de informações a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Revista é uma publicação trimestral da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e, nesta edição, a UFLA motivou textos que mereceram, inclusive, chamadas de capa. Fora da capital mineira, nenhuma outra instituição foi tão citada.

Chama atenção o fato de que os temas abordados sobre a UFLA percorrem áreas distintas do conhecimento. Os textos abrangem desde cultura e educação (com o projeto “Cinema com vida”, coordenado por professores do Departamento de Educação – DED), passando pela interdisciplinaridade da saúde com o esporte (no caso da pesquisa sobre os limites físicos dos corredores, feita no Departamento de Educação Física – DEF), chegando até a agronomia e a ciência dos alimentos (com o texto que fala das pesquisas sobre a ação do fungo de combate a microrganismos nocivos ao café).

A pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e orientadora em cursos de pós-graduação dos Departamentos de Biologia (DBI) e Ciência dos Alimentos (DCA), professora Sara Maria Chalfoun de Souza, resume da importância desse tipo de publicação. “Esses textos dão um retorno à sociedade, já que os investimentos em pesquisas e projetos são feitos com recursos públicos”, explica.

Veja sobre o que trata cada um dos textos

Janela indispensável, na página 19. O destaque é o projeto “Cinema com vida”, principalmente em função do seu objetivo, que é o de promover a formação cultural de professores, e futuros professores, da comunidade de Lavras e região, por meio da reflexão sobre obras cinematográficas alternativas às comerciais, exibidas sempre às quartas-feiras. Trata-se de uma iniciativa da Universidade que visa projetar resultados no ensino básico, contribuindo para que a UFLA cumpra também sua função social.  A compreensão dos filmes de Alfred Hitchcock é usada como ferramenta para produzir modificações na percepção humana. Com a mostra é possível discutir a contribuição do diretor para a reflexão de emoções que muitos professores têm desconsiderado. Segundo disse a coordenadora do projeto à Revista, professora Luciana Azevedo, certos sentimentos vivenciados pelas pessoas atuam contra a formação, e só podem deixar de fazê-lo quando reconhecidos e trabalhados nas relações entre alunos e professores. Por isso, os filmes de Hitchcock são tão úteis ao objetivo do projeto.

Velocidade controlada, na página 23. O condutor da pesquisa, professor Sandro Fernandes da Silva, do Departamento de Educação Física (DEF), explica o desenvolvimento de um protocolo para a realização de testes que identificam, em campo (na rua ou na pista de atletismo), o limite acima do qual cada corredor sofre grande esgotamento nas reservas de energia, o que pode levar ao sobretreinamento e a lesões musculares. A substância que permite essa identificação é o lactato, cuja concentração no sangue aumenta durante a atividade física. O estudo também tem interesse direto na vida social, já que a corrida de rua vem atraindo número crescente de adeptos no Brasil. Essa modalidade esportiva destaca-se por ser democrática e acessível a todos, por não exigir grandes investimentos para sua prática.

Super herói por acaso, na página 45. O texto retoma a pesquisa que já havia sido divulgada na edição de número 39. A parceria entre a UFLA e a Epamig deu origem ao trabalho que descobriu a ação benéfica de um fungo capaz de combater microrganismos nocivos ao café. Hoje, o produto desenvolvido a partir da pesquisa (um biodefensivo) está patenteado e encontra-se em processo de registro comercial. Os primeiros resultados do estudo deram origem a novas pesquisas e, consequentemente, a novos benefícios para agricultores e para a comunidade em geral.

A professora Sara acrescenta a informação de que o produto originado da pesquisa pode ser considerado inédito, por não haver no mercado similar com a mesma finalidade e de uso seguro para a saúde humana. Ela também destaca que o ambiente institucional na UFLA tem sido muito favorável para o avanço dos estudos, realçando o apoio que os pesquisadores envolvidos têm recebido do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec/UFLA), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCTCafé) e de outras fontes. De acordo com a pesquisadora, o professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), Carlos José Pimenta, tem tido também papel fundamental nos trabalhos. Ela aproveita para mencionar que o nome correto do fungo é Cladosporium cladosporioides, retificando o equívoco da Revista.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA