Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.

O artigo “Avaliação de um modelo de inteligência competitiva aplicado à indústria do café”, de autoria do doutor em Administração Eduardo Cesar Silva, da doutoranda em Administração, Angélica Azevedo, e do professor titular do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA/UFLA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior, foi apresentado, no dia 7/11, nos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (SemeAd/USP). O evento foi uma realização da Faculdade de Economia e Administração (FEA).  

Apresentado por Angélica Azevedo, o trabalho avaliou a eficácia do modelo de inteligência competitiva realizado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto executado na Agência de Inovação de Café (InovaCafé) com recursos do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa. “Analisamos se as recomendações publicadas no Relatório Internacional de Tendências do Café nos anos de 2013 e 2014, referentes ao segmento de torrefação, se confirmaram com o tempo”, explicou a coautora, que compareceu ao seminário com apoio do Programa de Pós-Graduação (PGA) e da universidade de origem.  

O Relatório, que teve sua última edição publicada no início deste ano, foi uma publicação mensal destinada a realizar o monitoramento da cafeicultura mundial, antecipando ameaças e oportunidades aos produtores brasileiros. Para o artigo, foram analisadas 22 edições do material, com a identificação das principais tendências captadas por ele. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de notícias e estatísticas dos anos posteriores (até 2017) para verificar se as tendências realmente foram significativas e importantes. “Das nove tendências identificadas, seis tiveram importância confirmada nos anos seguintes. O trabalho atestou que a análise de Inteligência Competitiva efetuada pelo Bureau foi eficiente e gerou resultados expressivos para a cadeia produtiva do café. Isso revela que os atores envolvidos na indústria nacional do café podem obter informações valiosas para a tomada de decisão por meio do monitoramento de tendências”, enfatizou Eduardo Silva.  

Angélica Azevedo destacou que o SemeAd é um dos principais eventos acadêmicos de Administração do país e que conta com professores altamente capacitados. “A participação no seminário foi de extrema relevância, pois permite que os trabalhos apresentados à comunidade acadêmica sejam aprimorados a partir de considerações e discussões levantadas durante a apresentação”, disse Angélica.   Em breve, o artigo passará por alterações, conforme sugestões feitas durante o SemeAd, e a sua versão final será submetida a periódico científico para publicação.  

 Ascom InovaCafé

 


Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA