O Livro “Leitura, Leitura Literária e Ensino: representações discursivas da década de 1980” é uma profunda reflexão sobre a leitura, seu ensino e suas implicações na formação de leitores. A autora apresenta obras de escritores como Roland Barthes, Roger Chartier e Angela Kleiman para explorar questões como: o que é ler? Como se ensina a leitura? Qual o papel da literatura na escola?
Com base em publicações acadêmicas e documentos dos anos 80, a leitura é analisada como uma prática multifacetada, influenciada por fatores históricos, culturais e educacionais. O estudo não apenas investiga representações discursivas sobre o ensino da leitura, mas também propõe um olhar crítico sobre a forma como esse processo tem sido conduzido nas escolas brasileiras.
A publicação, de autoria da professora Ilsa do Carmo Vieira Goulart, destaca-se como um convite à reflexão e à ação, fruto de sua trajetória como professora universitária. Ao compartilhar suas experiências, a docente possibilita que os leitores se apropriem de suas reflexões, inspirando novas escritas e práticas no ensino da leitura.
Acesse a publicação gratuitamente pelo Repositório Institucional.