O livro “Propostas para abordagem de conceitos químicos por meio de sequência de aulas investigativas” é resultado de um trabalho colaborativo entre docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e professores de Química da Educação Básica da cidade de Lavras (MG), com atuação em projetos voltados à formação de professores, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A publicação apresenta propostas didáticas que foram desenvolvidas em salas de aula e aprimoradas a partir das experiências práticas dos envolvidos, considerando as potencialidades e dificuldades do contexto escolar. Trata-se de um material desenvolvido por e para professores, com o objetivo de inspirar, adaptar e fomentar reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino de Química.

Os capítulos são guiados pela abordagem do Ensino por Investigação, e se estruturam como Sequências de Ensino Investigativas (SEI). Essa abordagem parte de situações-problema, reais ou hipotéticas, que instigam os estudantes a formular hipóteses, buscar informações, debater ideias e construir conclusões, desenvolvendo, assim, competências como o pensamento crítico, a tomada de decisões e o posicionamento diante de questões científicas e sociais. As propostas dialogam diretamente com a Base Nacional Comum Curricular, contribuindo para a promoção de uma educação científica alinhada ao desenvolvimento de habilidades e competências previstas no currículo.

Publicado pela Editora UFLA, o livro é organizado pelos professores do Instituto de Ciência Naturais (ICN/UFLA) Rita de Cássia Suart, Marianna Meirelles Junqueira, Paulo Ricardo da Silva e Renata Reis Pereira.

Acesse a publicação gratuitamente pelo Repositório Institucional.