“Democracias em crise: um mapeamento crítico de um debate da teoria política contemporânea” é o capítulo 6 do livro Democracias em crise, teorias em transe. O capítulo é uma contribuição do professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Marcelo Sevaybricker. Organizado por Luciana Ballestrin (UFPel) e Luis Felipe Miguel (UnB) e publicado pela Editora Autêntica em 2025, o livro apresenta uma análise abrangente dos desafios teóricos e políticos que têm marcado o debate contemporâneo sobre a democracia.
A publicação parte do reconhecimento de que a crise democrática observada no mundo ocidental há pelo menos uma década não se configura como um fenômeno isolado. Essa conjuntura evidencia, simultaneamente, uma crise interna da própria Ciência Política, especialmente no que diz respeito às limitações dos modelos democráticos tradicionais e às dificuldades da disciplina em manter parâmetros explicativos alinhados a metodologias das ciências exatas.
O volume propõe, assim, uma revisão crítica das teorizações correntes e discute perspectivas para o avanço das reflexões sobre a democracia e suas crises.
Composto por sete capítulos, o livro reúne contribuições de pesquisadores de diversas instituições brasileiras além da UFLA e dos organizadores, entre eles Jorge Chaloub (UFRJ), Cristiana Losekann (UFES), Maria Carlotto (UFABC), Gabriela Nunes (Unifesp) e Maria Fernanda Lombardi (Unifesp).s. Os temas abordados incluem a reconfiguração da ordem internacional pós-colonial, os processos de radicalização das direitas, a disseminação da desinformação e do negacionismo e a relação entre desigualdades sociais e representação política.
Disponível em: Editora Autêntica