O capítulo "Autocuidado e bem viver em tempos de pandemia" integra o livro “Entre nós, há laços!” e discute, sob o escopo da psicologia humanista, mais especificamente utilizando alguns conceitos clássicos de Abraham Maslow e Carl Rogers, a importância do autocuidado e do bem viver. 

De autoria de Katia Poles e Renato Ferreira de Souza, o capítulo ressalta que há um ano e meio vivemos, cotidianamente, imersos em um contexto complexo, de medo, dúvidas, incertezas e angústias em função da pandemia da Covid-19, que abalou a estrutura social, econômica e sanitária de todo o planeta. Vimos nosso ser-no-mundo, de maneira completamente inesperada, ser impelido forçosamente a mudanças e adaptações existenciais. 

Tal situação excepcional tem provocado impactos significativos em nossa vida, com repercussões importantes relacionadas às questões de saúde e bem-estar. Diante de um cenário tão desolador, torna-se necessário e fundamental para a psicologia, enquanto ciência e profissão, refletir sobre a conjuntura atual, tentando auxiliar as pessoas e comunidades a buscarem orientações e ações, para que possam superar esse período histórico sem graves consequências psicológicas.