Esta obra representa o esforço de aproximação entre discussões científicas sobre os impactos do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco/Vale/BHP Billiton, na bacia do rio Doce, e o público geral, particularmente os próprios atingidos. A ideia surgiu em evento realizado em 2018, em Ouro Preto (MG), cujo objetivo foi criar um espaço de compartilhamento de saberes entre pesquisadores e comunidade, para a construção de um ambiente mais sustentável e saudável na bacia do rio Doce. 

O livro, que é fruto desse evento, é composto por quatro seções. A primeira busca descrever os impactos ambientais causados pelo rejeito, com três focos: serviços ecossistêmicos, processos biogeoquímicos e contaminação de peixes. A segunda seção apresenta possíveis caminhos de restauração ecológica das áreas florestais e monitoramento de barragens. A terceira seção discute as questões sociais envolvidas no desastre provocado pela Samarco. A quarta aborda a ciência cidadã: o engajamento de atores da comunidade não-científica na produção de conhecimento.

Os autores, Natállia Maria de Freitas Vicente, Carlos Frankl Sperber e Marco Aurélio Carbone Carneiro reconhecem a importância dos financiamentos na realização desta obra, e destacam o apoio recebido pela Capes, Fapemig, Fapes, CNPq e ANA.

ISBN: 978-65-86561-16-6