A coletânea oferece ao leitor um novo olhar sobre um conceito ao mesmo tempo tradicional e sempre atual: o acesso à justiça. Reconhecido como garantia fundamental do processo e pilar de um processo genuinamente democrático, o acesso à justiça – e a sua constante evolução - deve ser acompanhado de perto por todos os estudiosos e profissionais do Direito, não apenas por sua importância teórica, como também por sua relevância prática. 

Com autores de diversas partes do Brasil e de diferentes carreiras jurídicas, o livro aborda o acesso à justiça sob os mais variados ângulos, focando temas candentes do Direito contemporâneo: novas tecnologias aplicadas ao processo, autocomposição, desjudicialização, arbitragem, meio ambiente, Poder Público em juízo, medidas executivas atípicas, Juizados Especiais, casos repetitivos, entre outros. Cada artigo que compõe a obra explora uma nova vertente do tradicional conceito, sempre em linguagem objetiva, mas sem descurar da necessária profundidade teórica. 

A coletânea é recomendada tanto para estudantes de Direito, de graduação e pós-graduação, quanto para profissionais do Direito, pois oferece atualização sobre tema central do Direito Processual, aliando o necessário suporte dogmático com uma visão prática e dinâmica.

O livro conta com a participação dos professores Ana Luiza Campos, Daniela Oliveira, Fernanda Borges e Pedro Diniz, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É coordenado e organizado por cinco docentes processualistas de diferentes estados brasileiros: Benigna Maia (DF), Fernanda Borges (MG), Flávia Hill (RJ), Flávia Ribeiro (SP) e Renata Cortez (PE).