O objetivo da obra é oferecer subsídios aos estudantes de graduação e pós-graduação para a concepção, o delineamento e o desenvolvimento de processos de pesquisa que gerem conhecimento científico e social relevantes. Os autores desenvolvem os capítulos tendo como base o caráter aplicado dos conceitos a respeito da produção de conhecimentos científicos, e mesclam a linguagem formal da comunicação científica com diálogos sobre as formas de se investigar os problemas da área da educação sob as abordagens qualitativa e quantiqualitativa.

O livro é organizado em 4 partes, cada qual subdividida em capítulos, que visam criar uma trilha básica de estudo e, de igual modo, possibilitar uma leitura não linear, pela qual se viabilize a compreensão dos conceitos e suas aplicações. Portanto, é possível partir do sumário, por iniciativa própria ou por indicação do mentor de pesquisa, e ir direto aos capítulos considerados mais aderentes ao estilo e objetivo do pesquisador. O organizador da obra, Ronei Ximenes Martins, ressalta que os três capítulos iniciais são imprescindíveis, pois apresentam conceitos e reflexões básicas sobre a organização de um processo de pesquisa. 

O livro pode ser acessado gratuitamente no repositório da biblioteca da UFLA.