O livro, que está em seu segundo volume,  aborda divergências na área do Direito, em especial do Direito Tributário, demonstrando a indignação sobre as injustiças e os prejuízos ao público socioeconomicamente vulnerável. 

Inicialmente é apresentada uma abordagem sobre crise fiscal e cidadania, questões que estão relacionadas à democracia no capitalismo financeirizado, focando na história fiscal, disputas, discursos e tecnologias como sinais de um sistema tributário complexo e estratégico de uma sociedade moderna, enfraquecida pela desigualdade capitalista.

A obra apresenta, ainda, temas como desigualdade social sistêmica, corrupção, políticas fiscais, entre outros. O livro se baseia no cenário atual e passado da justiça tributária. A intenção dos autores é que as informações apresentadas possam contribuir com debates sobre justiça fiscal como uma disciplina acadêmica, instigando reflexões profundas sobre o Brasil, sua história e seu planejamento político-econômico.

O desenvolvimento da obra teve a colaboração de docentes, estudantes e pesquisadores de diversas áreas do direito, com o objetivo de desmistificar e informar as atitudes do ponto comum da justiça tributária

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora UFLA.