A Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou, nesta sexta-feira (19/1), a versão digital da 8ª edição da revista “Ciência em Prosa”. A publicação traz uma variedade de assuntos científicos relevantes e atuais, desde o estudo de bionanomateriais para a produção de combustíveis com ênfase em energia renovável até a utilização de resíduos de mineração e fibras de coco para reforçar blocos de concreto.

Nesta edição, a matéria de capa aborda o tema “sono e alimentação”. Fundamentada em pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da UFLA, a reportagem apresenta contribuições da ciência para entender e lidar com os distúrbios de sono, que afetam tantas pessoas. 

Na editoria “Em busca de verdades”, professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e da Escola de Ciências Agrárias (Esal) da UFLA explicam o que são os alimentos lácteos à base de soro.

Já na reportagem sobre o sucesso e precarização da carreira de influenciador digital, um estudo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA fundamenta parte da reflexão sobre essa atividade.

 

 

A revista também inclui uma matéria sobre projetos de extensão em horticultura da UFLA, curiosidades científicas sobre o plantio dos Ipês-rosa no câmpus de Lavras e uma lista com livros publicados pela comunidade universitária.

Na seção infantil da revista, que passou a ser publicada em 2023 com capa invertida, os conteúdos apresentados possibilitam às crianças aprenderem temas científicos de maneira divertida.

Em “Hora do Experimento”, os jovens leitores são convidados a participar da brincadeira “Afunda ou Flutua”, que consiste em verificar se um objeto, ao ser colocado em água, afunda ou não. Ao final do experimento, a explicação científica para esse fenômeno é fornecida por uma professora do Departamento de Física (DFI).

 

 

A revista apresenta ainda o quadro “Prosinha com Ciência”, que vem sendo publicado mensalmente nas redes sociais da UFLA desde 2021. Nele, perguntas feitas por crianças são respondidas com base em informações científicas. Questões como “Por que os germes são tão pequenos que não conseguimos enxergá-los?”, “O peixe dorme?” e “Por que o hipopótamo só come plantas, mas às vezes ouvimos dizer que ele é carnívoro?” foram respondidas nesta edição da revista.

 

 

Acesse a versão digital da revista.

A distribuição da versão impressa da revista ocorrerá após a finalização do processo licitatório de impressão gráfica. A Revista Ciência em Prosa é atualmente produzida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).