O cogumelo Agaricus subrufescens ou Agaricus blazei Murril (sensu Heinemann), mais conhecido como Cogumelo do Sol, é nativo do Brasil e apresenta considerável valor nutritivo e medicinal. Seu tempo de vida útil é curto e o apelo por seus benefícios medicinais já foram bastante explorados. Isso o torna bastante restrito a mercados de cápsulas com preços elevados. A mudança desse quadro está no aumento da potencialidade de consumo desse cogumelo in-natura como alimento nas mesas dos consumidores.

A seleção de linhagens é essencial para garantir a viabilidade econômica do negócio e a análise do genoma completo da espécie pode elucidar quais os genes responsáveis pelo escurecimento enzimático tão danoso ao consumo in-natura. Portanto, é fundamental a utilização de linhagens produtivas e rústicas, com boas características morfológicas e organolépticas. Além disso, para garantir a viabilidade do negócio, o produtor precisa ter acesso a um substrato de cultivo ao menor custo possível, associado a uma boa linhagem selecionada que apresente vida útil maior e elevada produtividade.

 

Imagem: Carlos Godinho



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA