Drones como aliados da cafeicultura: Pesquisa da UFLA avalia eficiência das pulverizações feitas com o equipamento

Ler matéria

Pesquisa da UFLA avalia eficácia de 20 tratamentos de solo para cultivo de café

Ler matéria

Do alto dos Andes para as regiões tropicais do Brasil: estudo da UFLA avalia produtividade da fruta physalis

Ler matéria

Aperfeiçoamento dos cafés especiais: avaliadores treinados e consumidores assíduos percebem o sabor do mesmo jeito?

Ler matéria

Cartilha produzida na UFLA orienta consumidores sobre agrotóxicos em alimentos

Ler matéria

Estudo científico inédito mostra potencial de expansão do cultivo de trigo no Nordeste

Ler matéria

Artigo publicado em revista internacional aponta que a contaminação do solo com chumbo afeta negativamente a comunidade de insetos das plantas

Ler matéria

Pesquisa propõe método remoto para identificar ponto ótimo de maturação do amendoim

Ler matéria

Pesquisa avalia o emprego de óleos essenciais como suplemento alimentar de vacas leiteiras

Ler matéria

Pesquisa utiliza silagem de espiga de milho e resíduos de colheita para alimentar novilhos

Ler matéria

Pesquisa propõe método preciso, prático e rápido na elaboração de rações para frangos de corte

Ler matéria

UFLA lança primeira cultivar de soja e realiza feito inédito para a região

Ler matéria

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA