UFLA lança 8ª edição da revista de jornalismo científico “Ciência em Prosa”

Ler matéria

Pesquisa mostra como a prática aliada à teoria contribui para a aprendizagem de estudantes no ensino superior

Ler matéria

Do verbal ao multissemiótico: pesquisa da UFLA analisa o funcionamento da referenciação em charges animadas

Ler matéria

Pesquisa da UFLA busca adaptar um instrumento de autoavaliação para professores de Educação Física

Ler matéria

Livro publicado por servidores da UFLA discute os desafios da permanência no ensino superior

Ler matéria

Pesquisadores da UFLA nomeiam novo gênero textual que circula no Instagram

Ler matéria

Crianças e adolescentes podem mesmo ser chamados de Nativos Digitais? Estudo feito na UFLA mostra que eles não nascem prontos para usar as tecnologias

Ler matéria

Estudo mostra como brincar ajuda a aprender e a se desenvolver na infância

Ler matéria

Educação de Jovens e Adultos é tema da primeira dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Ler matéria

Kit educativo-pedagógico desenvolvido no Nedi/UFLA auxilia na construção de vínculos e aprendizagens em tempos de pandemia

Ler matéria

UFLA é pioneira em laboratório remoto para ensino de Física

Ler matéria

Estudo do DAE aponta estratégias empreendedoras em creches

Ler matéria

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA