Com o objetivo de aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes, os educadores estão constantemente explorando abordagens pedagógicas inovadoras. Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) buscou compreender de que maneira a aplicação de metodologias ativas e experiências práticas em laboratório influenciam no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar dos estudantes do curso de Administração.

O foco de análise da pesquisa foi o Laboratório Integrador, disciplina que faz parte da matriz curricular do curso de graduação em Administração da UFLA e que tem o objetivo de promover a aplicação de ferramentas administrativas em empresas reais, escolhidas pelos graduandos. O estudo apontou que a participação no Laboratório Integrador permitiu que os estudantes vivenciassem os conceitos teóricos em uma experiência real, proporcionando o entendimento da integração das áreas de estudo de forma interdisciplinar e o uso de ferramentas de gestão para a realização do diagnóstico empresarial.

A disciplina aplica metodologias ativas, que colocam os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, incentivando a participação, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a resolução de problemas. A partir da pesquisa, foi possível perceber, também, um estímulo ao interesse dos estudantes em empreender, além de ser um estudo de caso que pode servir como referência didática aos professores em outras disciplinas que ministram.

Para os estudantes, que tiveram os nomes mantidos em sigilo, a disciplina foi um divisor de águas. “Eu me sinto preparado para entrar no mercado de trabalho com uma visão completa de uma empresa. Para mim foi muito enriquecedor, porque foi o primeiro contato que eu tive com empresários e empresas do ramo que eu quero trabalhar. O Laboratório Integrador abriu minha mente, e proporcionou os primeiros insights para abrir meu próprio negócio”, comentou um dos discentes entrevistados.

A pesquisa faz parte da tese de doutorado da estudante egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração Maria Denise Nunes Rodrigues, sob orientação da professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Mônica Carvalho Alves Cappelle.

“Esse tipo de metodologia, que une a teoria à prática, torna mais efetiva a aproximação da Universidade com a sociedade, ganhando reconhecimento por meio da ação acadêmica e social. Além disso, ela permite que os estudantes tenham boas oportunidades de estágio ou emprego nas empresas participantes do estudo”, comenta Maria Denise.

A metodologia de pesquisa

A pesquisa, iniciada em agosto de 2019, é de natureza qualitativa. O método de análise utilizado foi o etnográfico, que destaca-se por seu caráter imersivo, pelo qual o pesquisador se integra ao campo de estudo, interage com os sujeitos e constrói um processo reflexivo a partir de suas vivências. 

No total, seis professores do Departamento de Administração e Economia (DAE), responsável pela disciplina, ministraram aulas no componente curricular analisado, sobre os diversos temas abordados em Administração (Planejamento Estratégico, Marketing, Finanças, Contabilidade, Produção, Logística e Gestão de Pessoas). Entre os 265 discentes que cursaram a disciplina entre os semestres letivos de 2017/1 e 2022/1, 40 foram entrevistados no estudo. Do total de 47 empresários participantes das dinâmicas do Laboratório, que são sujeitos externos à Instituição, 13 foram entrevistados. A seleção dos sujeitos foi feita de forma intencional, por meio da técnica “bola de neve”, com base em critérios da pesquisadora e na acessibilidade dos indivíduos.

Na construção do banco de dados para a realização do estudo, foram utilizadas três técnicas de coleta de informações. A primeira foi a pesquisa documental, com o objetivo de acessar dados relevantes sobre o contexto do estudo, incluindo documentos como o projeto pedagógico do curso, o plano de ensino da disciplina, e os Currículos Lattes de professores e estudantes. 

A segunda técnica compreendeu a observação participante, em que a pesquisadora responsável realizou um trabalho de campo, registrando informações, tirando fotos, gravando áudios e vídeos, além de acompanhar as atividades ao longo de três anos. A última técnica foi a entrevista por meio de roteiro semiestruturado, com estudantes, professores e empresários envolvidos com a disciplina. Essas técnicas fortalecem o rigor científico do trabalho, permitindo que informações complementares ou divergências sejam identificadas.

Para a organização e interpretação dos dados, foi adotada a análise de conteúdo temática, que envolve a pesquisa em um conjunto de dados para encontrar padrões repetitivos de significado.

A pesquisa foi finalizada em setembro de 2022. De acordo com Maria Denise, “o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma abordagem experiencial, proporciona um fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão na academia, proporcionando a integração da comunidade interna e externa”.

Acesse a tese completa, gratuitamente, no Repositório Institucional da UFLA.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA