O estudante do Ensino Médio Wellington Carvalho Silva alcançou resultado de destaque em sua estreia no mundo da ciência. O bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior), desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é coautor de um artigo científico publicado na Revista de Ciencias Agrícolas (indexada na Web of Science), da Facultad de Ciencias Agrícolas da Universidad de Nariño, na Colômbia.

Wellington é aluno do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, em Lavras, ingressou no programa BIC Júnior em março de 2023 e participou ativamente da pesquisa sob a orientação de Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori, professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras, e Elberth Hernando Pinzón Sandoval, discente de pós-graduação. 

A pesquisa analisou a relação entre a fenologia — relação entre os estágios de desenvolvimento da planta e os fatores ambientais — e o acúmulo de biomassa no feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.). A biomassa refere-se à quantidade de matéria produzida pela planta, incluindo folhas, caule, flores, frutos e raízes. O estudo considerou os graus-dia de desenvolvimento (GDD), uma medida baseada na temperatura que ajuda a entender o crescimento e desenvolvimento das plantas ao longo do tempo.

Wellington conduziu o estudo em estufa, examinando como a temperatura ambiental influenciava o desenvolvimento das plantas ao longo de dois períodos climáticos distintos. Utilizando modelos logísticos, ele descreveu as etapas de crescimento, desde a germinação até a produção de vagens, observando que o ritmo de crescimento foi rápido inicialmente, mas desacelerou significativamente após o florescimento.

"Para destacar a importância da temperatura no crescimento e desenvolvimento das plantas, realizei um segundo ensaio. Dessa vez, plantei 45 vasos de sementes de feijão, mas em uma época diferente do ano, em uma estação mais fria. Repeti o procedimento do primeiro ensaio, pesando a matéria seca e a matéria fresca. O resultado foi semelhante ao anterior; porém, devido ao frio, o feijão demorou mais para entrar na fase reprodutiva, para produzir as vagens e completar o ciclo, além de ter produzido bem menos biomassa", analisou o jovem. 

O estudo, que também destaca a importância do GDD  como ferramenta preditiva, mostrou que a variação de temperatura pode afetar significativamente o desenvolvimento do feijão, fornecendo dados importantes para otimizar o planejamento do plantio e maximizar a produtividade da cultura.

O orientador da pesquisa, Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori, destaca o impacto que programas como o BIC Júnior têm na formação de jovens pesquisadores. "O BIC Júnior é um programa de grande relevância, pois abre as portas da universidade para estudantes do Ensino Médio, introduzindo-os à pesquisa e ao método científico. Essa experiência desperta a curiosidade e inspira novos olhares sobre a ciência, aproximando os jovens da possibilidade de se tornarem futuros pesquisadores ou acadêmicos”, afirmou.

Sobre a importância da iniciação científica para sua trajetória acadêmica, Wellington afirma: “O BIC Júnior é um projeto onde você convive com pessoas de diferentes perfis e aprende muito com elas, mesmo estando no Ensino Médio. Cada conversa e experiência é uma oportunidade de aprender que amplia sua visão e acrescenta conhecimento em sua vida acadêmica logo no início.”

Acesso ao artigo completo.

Oportunidade para estudantes do Ensino Médio

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) receberá, este ano, novos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Lavras e São Sebastião do Paraíso pelo Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Júnior). As inscrições estão abertas até 3/2 e devem ser realizadas diretamente nas escolas credenciadas.

O BIC Júnior UFLA, realizado em parceria com a Fapemig, tem como objetivo incentivar a iniciação científica entre estudantes do Ensino Médio, promovendo o contato com o ambiente de pesquisa acadêmica, e buscar a continuidade dos estudos no ensino superior. 

Podem se inscrever estudantes matriculados no Ensino Médio em 2025, com frequência escolar igual ou superior a 80%. É necessário dedicar-se por pelo menos 8 horas semanais às atividades do programa. O programa oferecerá 143 bolsas: 137 para Lavras e 6 para São Sebastião do Paraíso, com vigência de março de 2025 a fevereiro de 2026.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA