O diagnóstico da floricultura no estado de Minas Gerais é tema de tese de doutorado em fitotecnia, do Departamento de Agricultura, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
A pesquisa foi desenvolvida pelo prof. Paulo Roberto Corrêa Landgraf e orientada pela profª Patrícia Duarte de Oliveira Paiva.
A Banca Examinadora foi composta pelos professores: Renato Paiva, Rosêngela Alves Tristão Borém, Francisco Rodrigues da Cunha Neto e Káthia Fernandes Lopes Pivetta.
Minas Gerais era até então considerado o 4º estado do país em produção de flores e plantas ornamentais. Essa classificação, no entanto, é baseada em dados estimados.
O trabalho constou de levantamento de vários aspectos da produção em todo o estado, através de visitas às áreas de produção. Foram obtidos dados relativos a área plantada, espécies cultivadas, características sociais dos produtores, produtos exportados e países de destino.
Também foi identificada que a área plantada no estado é de aproximadamente 1.152 ha, o que classifica Minas Gerais em segundo lugar na produção nacional.
Segundo o estudo, as maiores áreas de cultivo são de mudas para jardim, seguido de mudas arbóreas e rosas para corte.
Minas Gerais exporta, principalmente, rosas, orquídeas, sempre viva e bulbos de lírio.
Mais informações: (35) 3829-1786