Uma nova tecnologia de implante ortopédico que colabora diretamente com a consolidação das fraturas de ossos longos (fêmur, tíbia e úmero) em animais foi depositada pela Ufla junto ao banco de patentes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
 
Criado pelo prof. Leonardo Augusto Lopes Muzzi, do Setor de Cirurgia do Departamento de Medicina Veterinária, o novo método, denominado sistema Plate-Nail, associa duas modalidades de fixação óssea em um único sistema. Assim, na pesquisa conduzida pelo prof. Leonardo, o local fraturado foi estabilizado por meio de uma haste de aço cirúrgico implantado dentro do osso associada a uma placa ortopédica colocada na superfície óssea, ambos fixados por parafusos ortopédicos, conforme ilustrado na figura.
 
De acordo com o professor, o novo sistema consegue neutralizar, de forma eficaz e precoce, todas as forças que atuam contra a reparação das fraturas. Além disso, o sistema criado proporciona um elevado grau de estabilidade no foco da lesão e promove uma fixação óssea rígida sem permitir a falha prematura do implante.
 
Em desenvolvimento desde 2007, as pesquisas foram feitas com cães mas o prof. Leonardo explica que o novo sistema poderá ser aplicado a diversos animais e até mesmo ao homem. “O processo de proteção da tecnologia já foi iniciado. Futuramente, ela será disponibilizada para comercialização e utilização nas rotinas das clínicas cirúrgicas”, explica ele. Os resultados favoráveis da pesquisa serão publicados em breve em revista científica de divulgação internacional.
 
O professor ressalta, ainda, que o projeto foi financiado pela Fapemig e teve apoio na forma de convênio com a empresa Brasmed para confecção dos implantes. A pesquisa contou com o apoio das profas. Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi e Gabriela Rodrigues Sampaio, além das estudantes de graduação em Medicina Veterinária Amália Turner Giannico e de pós-graduação Luciane dos Reis Mesquita.
 
Reconhecimento
 
No último Ciufla, a pesquisa relativa ao novo sistema, intitulada “Associação da haste bloqueada e da placa óssea (plate-nail) como novo método no tratamento das fraturas de ossos longos em cães”, desenvolvida pela bolsista do programa PIBIC-Fapemig Amália Turner Giannico, sob a orientação do prof. Leonardo, recebeu o prêmio destaque de Iniciação Científica no período de 2008 a 2009.

Por conta disso, a Câmara Municipal de Lavras, por solicitação do vereador Marcos Cherem, enviou um ofício ao Departamento de Medicina Veterinária parabenizando o prof. Leonardo e sua equipe pelo recebimento do prêmio. O ofício destaca ainda a importância da pesquisa no meio científico mundial e enaltece o desenvolvimento de novas tecnologias na Ufla.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA