O doutorando Thiago Vincenzi Conrado, do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, apresentou o software Horta Fácil a extensionistas e pesquisadores americanos na Universidade do Novo México, em Las Cruces (Estados Unidos), no dia 8 de fevereiro. A versão em inglês do software foi apresentada como uma ferramenta inovadora de ensino e extensão, capaz de auxiliar no suprimento da demanda crescente no design e planejamento de hortas locais orgânicas.

22 2 13De acordo com o doutorando, um dos desenvolvedores do Horta Fácil, há uma grande parcela dos consumidores americanos que passou a  adotar o sabor, procedência e técnica de produção como principais fatores de escolha e estão dispostos a pagar significativamente mais pelo que desejam. “É neste cenário que o software pode expressar seu potencial, pois o aplicativo, além de auxiliar no planejamento de uma produção contínua, fornece ao produtor informações que otimizam o cultivo, reduzindo drasticamente a falta ou excesso de produto”.

Embora a apresentação do software em um seminário aberto não fizesse parte do projeto de pesquisa, o orientador de Thiago no exterior, professor Paul W. Bosland, incentivou a apresentação. Como resultados, alguns professores afirmaram que irão utilizar o software como recurso para ensinar estudantes de horticultura a como planejar uma produção contínua mais eficiente. No final do encontro, cópias do software foram distribuídas a extensionistas e educadores, que demonstraram interesse em expandir e ajustar o banco de dados para a região do Novo México.

O estudante Thiago Conrado estuda, na UFLA, o melhoramento do tomateiro visando a resistências, sob orientação do professor Wilson Roberto Maluf.  Além deles, os professores Luiz Antonio Augusto Gomes (UFLA) e Ernani Clarete da Silva (UFSJ) integram a equipe desenvolvedora do software. O Horta Fácil contou com o apoio financeiro da Fapemig, CNPq, Capes e HortiAgro Sementes, e está disponível para download gratuitamente em: http://www.hortafacil.com.

software


O Horta Fácil vem sendo apresentado em todas as suas versões desde 2009

O Horta Fácil auxilia no planejamento da produção contínua semanal de hortaliças, com base numa quantidade definida pelo usuário do programa para cada hortaliça.  Uma vez definidas as quantidades de cada produto semanais, o programa estabelece a frequência de plantio e a quantidade e a área a serem plantadas por vez, evitando excesso ou falta de hortaliças. Além disso, permite calcular a área total necessária para constituir a horta e o consumo diário estimado de água de irrigação.

A ferramenta é destinada ao planejamento de hortas domésticas, comunitárias e escolares, mas também pode ser utilizada por produtores. Na UFLA, o software vem sendo divulgado desde 2009 nas disciplinas obrigatórias e eletivas de Olericultura, do curso de Agronomia, bem como em minicursos promovidos pelo Núcleo de Estudos de Olericultura (NEO). 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA