Troca de experiência e de conhecimento a favor da “Promoção da Saúde e da Prática Pedagógica na Educação Infantil”. Esse é o título de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (DSA/UFLA), em parceria com a Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), Diretoria de Educação a Distância (Dired) e a Prefeitura de Lavras, por meio das secretarias de Educação e Saúde.

Como parte do projeto, profissionais de escolas públicas municipais de Lavras participam de curso semipresencial que trata justamente da saúde e desenvolvimento de crianças. No último sábado (23) foram aplicados dois módulos do curso:“Educação alimentar e nutricional no contexto pré-escola” e “Desenvolvimento infantil”.O encontro reuniu 134 educadores, cantineiras, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais, dos quinze Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). As palestras ocorreram no anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI), no câmpus da UFLA. O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, acompanhou o início das atividades.

De acordo com a coordenadora geral do projeto e do curso, professora Miriam Monteiro de Castro Graciano (DSA/UFLA), a proposta principal é apresentar para profissionais que trabalham com educação infantil uma alimentação saudável e nutritiva e técnicas que contribuam para uma análise do desenvolvimento mais eficaz das crianças atendidas, com idade de 6 meses a 3 anos e 11 meses. “A ideia do projeto partiu de um trabalho de iniciação científica realizado em 2006. Foi feita uma pesquisa nessa área, pela qual realizamos, com estudantes de medicina, um levantamento (inquérito) do desenvolvimento de crianças de creches municipais. Já a proposta atual é testar a eficácia de ações educativas junto aos profissionais que atuam na educação infantil, avaliando o crescimento e o desenvolvimento de cada uma, conforme a faixa etária”, diz a coordenadora. O resultado das ações será inserido em uma forma comparativa. Será verificado se houve alguma mudança após as intervenções, por meio de exames médicos posteriores e avaliação da conduta alimentar e do perfil antropométrico e bioquímico das crianças.  A previsão é de que as atividades da pesquisa sejam encerradas em outubro deste ano. 

As palestras do primeiro módulo foram ministradas pelo aluno de mestrado em saúde da UFLA Luiz Felipe de Paiva Lourenço. Já o segundo módulo foi apresentado pela professora Miriam Monteiro. Para trabalhar as temáticas, os participantes foram divididos em grupos de estudo que vão avaliar como está a orientação nutricional e aspectos de desenvolvimento.

Após as palestras, os participantes tiveram 24 horas para planejar, a distância, atividades que estimulem cada faixa etária. Para a educadora Michele Aparecida Pimenta, o curso é muito interessante e importante para quem trabalha na educação infantil, principalmente a prática alimentar. “Nós sabemos que muitos alimentos contêm alto teor de gordura; e entender como inserir uma alimentação correta para que haja um desenvolvimento saudável é fundamental. Esse trabalho de boas práticas deve acontecer em conjunto com certeza”, enfatiza Michele. Erica Matias, também participante do curso, concorda que é preciso repensar a nutrição infantil, principalmente no ambiente escolar. “Até o carinho das cantineiras no preparo do alimento pode fazer a diferença. Esse hábito de comer bem, a criança acaba levando para a família. Até nós aprendemos a nos alimentar melhor”.O curso é dividido em 4 módulos. Os outros dois: “Saúde na Escola” e “Pedagogia de projetos e o desenvolvimento infantil” ocorrerão  em agosto 2018.

Texto: Lisa Fávaro – Jornalista, bolsista DCOM/UFLA.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA