Uma oficina sobre astrofotografia realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi um espaço de aprendizado sobre o céu de Lavras. Ministrado  pelo estudante de graduação Victor Hugo Amaral orientado pela professora do Departamento de Física Karen Luz, e a  atividade mostrou como a observação e o registro de imagens celestes podem unir arte e ciência.

Durante sua palestra, a professora Karen destacou que o céu de Lavras apresenta baixa poluição luminosa em algumas regiões próximas ao centro, alcançando o índice 5,5 da escala bortle que classifica interferência da poluição luminosa; um valor considerado excelente para observações. Essa condição permite que, mesmo em áreas urbanas, seja possível visualizar estrelas e outros corpos celestes com clareza.

Victor enfatizou o papel científico das imagens capturadas por astrônomos amadores. Segundo ele, fotografias tiradas por cidadãos comuns podem se tornar dados valiosos para a pesquisa, registrando fenômenos em locais e momentos em que telescópios profissionais não estão operando.
Entre as imagens exibidas, chamou atenção uma fotografia da Nebulosa da Lagoa, registrada de Lavras, comparada lado a lado com uma imagem do Observatório Vera Rubin, no Chile, que utiliza tecnologia de 3.200 megapixeles. A comparação reforçou a qualidade das capturas realizadas localmente e a importância de projetos que incentivem a astrofotografia amadora.

Após a palestra, o público participou de uma observação astronômica com os telescópios da UFLA, contemplando aglomerados de estrelas nas constelações da Ema e do Homem Velho, tradicionais na cultura tupi-guarani, além de observar Plêiades e a estrela Deneb, na constelação da Anta.

Encerrando o encontro, foi lançado um QR Code para envio de fotografias astronômicas, que serão armazenadas pela UFLA e poderão integrar um futuro concurso de astrofotografia “Céu de Lavras”.

WhatsApp Image 2025 11 19 at 15.39.54 2

O evento marcou mais um passo na popularização da astronomia na cidade e reforçou o interesse crescente da comunidade acadêmica e local em explorar as belezas do universo a partir do próprio quintal lavrense.

A oficina foi realizada no dia 12/11, no Pavilhão I do Câmpus Lavras.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRPI para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA