Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o estímulo constante à inovação e ao empreendedorismo é um dos componentes integrantes do Projeto Pedagógico dos recém-criados cursos da Área Básica de Ingresso (ABI) das Engenharias. E a teoria já se torna prática: os estudantes terminam o período letivo 2015/2 com dezenas de trabalhos produzidos. São criações e experimentos que, a baixo custo, permitem a observação e a análise de fenômenos físicos, tanto relacionados à pesquisa básica quanto à pesquisa aplicada.

Na quarta-feira (16/2) à tarde, onze protótipos desenvolvidos por alguns grupos de estudantes foram expostos em um laboratório do Departamento de Ciências Exatas (DEX). O professor do Departamento de Física (DFI) José Alberto Casto Nogales Vera foi um dos cinco profissionais que ministraram aulas da disciplina de Projetos de Física Experimental I para os estudantes da ABI. É a disciplina pela qual os trabalhos foram propostos. Eram os alunos dele que estavam reunidos para expor e apresentar suas criações. “Os resultados são surpreendentes: percebi que eles cresceram, aprofundaram seus conhecimentos, se interessaram por pesquisa e conseguiram se articular muito bem em grupo”, avalia o professor.

Para as estudantes Camila Garcia Santos Ruas e Isadora de Oliveira Ramos, integrantes da turma, a experiência foi desafiadora. Elas desenvolveram um dispositivo chamando trena eletrônica, capaz de mostrar a influência da temperatura na velocidade do som. “Foi bem difícil, porque tivemos que pesquisar coisas que não havíamos aprendido ainda formalmente”, diz Camila. “Com disciplinas assim, saímos do ensino tradicional e temos a oportunidade de expandir nossos conhecimentos”, relata Isadora, enfatizando o apoio dos técnicos de laboratório da UFLA no desenvolvimento das atividades.

Anemômetro simples para registro da velocidade e direção do vento.

A referência de Isadora ao suporte recebido ocorre porque durante o período letivo o Laboratório de Física IV e Projetos ampliou seu horário de funcionamento para oferecer aos estudantes condições de trabalho. A servidora Isadora Braga e mais três colegas esteveram envolvidos no apoio aos estudantes. “Foi muito produtivo. Eles chegaram muito empolgados. Víamos as dificuldades enfrentadas por eles e a alegria que demonstravam ao conseguir obter resultados. Nesse processo todo, aprendemos muito também”, conta.

O professor do DFI Julio Cesar Ugucioni, que também ministrou a disciplina para outras turmas da ABI-Engenharia, compareceu à apresentação de trabalhos das turmas 31B e 33F  para conhecer em detalhes os dispositivos desenvolvidos. Ele garante que, com a disciplina, não foram apenas os alunos que aprenderam. “Eu também aprendi muito com essa experiência. Foi aprendizado mútuo. Esta primeira turma que passou pela disciplina nos dá as bases para o aperfeiçoamento e para o investimento contínuo em tudo que deu certo”, diz.

Por estar envolvida com a criação de uma startup que pretende desenvolver produtos que sirvam à transmissão de conhecimentos e sejam construídos com materiais alternativos, a administradora Rosa Amélia esteve no DEX para conhecer os trabalhos. “O que foi feito aqui vai ao encontro das nossas ideias; por isso vim saber mais”.

Projetos

Os protótipos desenvolvidos pelos estudantes e apresentados na quarta-feira (16/3) permitem a observação de diferentes fenômenos físicos por meio de materiais de baixo custo. Aperfeiçoados, podem ser acessíveis a escolas públicas e outros grupos que desejem estimular o aprendizado prático da Física. Alguns deles reutilizaram materiais, como motor de máquina de costura, câmara de ar de bicicleta, entre outros. Veja mais:

Irrigação automatizada – O dispositivo criado promete monitorar a umidade do solo e garantir a irrigação automatizada na hora certa, economizando água e energia elétrica.
Gerador de Van de Graaff de Baixo Custo – O gerador pôde ser construído por um valor que equivale a menos de 10% daqueles encontrados no mercado. Pode ser útil às aulas do ramo da Física chamando Eletrostática.
Movimento Harmônico Simples Amortecido-Completo – O dispositivo permite o estudo quantitativo relacionado ao comportamento oscilatório amortecido de um sistema constituído por uma massa acoplada a uma mola. Exemplifica a aplicação mecanizada de técnicas matemáticas no estudo de determinado fenômeno físico.
Detector de Fumaça Fotoelétrico – Trata-se de um aparelho que identifica a presença de fumaça no ambiente por meio de sensores de luz. Ele dispara com as variações de luminosidade.
Estudo da influência da temperatura na propagação de ondas sonoras utilizando uma trena eletrônica – O protótipo permite registrar as alterações na velocidade do som provocadas pelas mudanças de temperatura.
Lei de Resfriamento de Newton – O microcontrolador desenvolvido marca as temperaturas durante o processo de resfriamento de um líquido, permitindo a observação da Lei de Resfriamento de Newton sem as distorções encontradas em outros métodos.
Obtenção da Velocidade e Direção do Vento a partir da construção de um anemômetro simples.
Microestação Meteorológica com Arduíno – Temperatura, umidade e pressão podem ser medidas pelo dispositivo e registradas em software específico, tudo por um custo acessível.
Painel Solar de LED Utilizando Espelho Côncavo – Otimização do Rendimento Energético – O objetivo era a criação de um dispositivo que pudesse transformar energia fotovoltaica em energia elétrica por um custo acessível. O protótipo alcançou valores de tensão altos, mas a corrente elétrica obtida ainda foi insuficiente para tornar o projeto viável.

Todos os trabalhos desenvolvidos pelas turmas 31B e 33F estão no Blog Projetos Física Experimental – UFLA. De acordo com o professor Nogales, ao longo dos cursos da ABI-Engenharia, os estudantes desenvolverão projetos em diferentes áreas a cada semestre letivo, reforçando uma proposta inovadora de ensino.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA