O recém-egresso do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Marcus Bruno Fernandes Silva foi premiado no XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (Cobeq-IC), que ocorreu no mês de julho, em Uberlândia. Marcus foi aluno da primeira turma do curso e, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia (DEG) Nathan Evangelista, desenvolveu como projeto de TCC um software que realiza cálculos que trazem estimativas das propriedades termodinâmicas de substâncias, puras ou de misturas, presentes em diversos setores das indústrias química e petroquímica.

A ferramenta criada por Marcus é de grande relevância para quem desenvolve pesquisa na área de termodinâmica aplicada à Engenharia Química, uma vez que o software permite ao usuário a realização de cálculos complexos, que normalmente só podem ser feitos utilizando programas comerciais de alto custo. “As principais aplicações são de cunho didático, pois os professores podem usar o programa para auxiliar nas aulas. Mas ele ajuda também alunos que desenvolvem pesquisas e precisam resolver problemas que a ferramenta é capaz de realizar e, até mesmo profissionais, caso engenheiros tenham interesse em utilizar”, explica o professor Nathan.

O curso de Engenharia Química iniciou na UFLA em 2014, formando sua primeira turma no final de 2018. Envolvido com pesquisa que abrange a termodinâmica, Marcus desenvolveu, em 6 meses, o software para seu projeto de conclusão de curso. A dedicação foi reconhecida ao receber o prêmio de melhor trabalho na área de "Engenharia de Separação e Termodinâmica". “Fiquei muito contente em ganhar o prêmio. É sempre gratificante ser reconhecido pelo nosso trabalho. Além disso, é uma forma de ajudar na divulgação do Sindri, software desenvolvido, o que pode levar alunos e pesquisadores a utilizá-lo e a contribuir com o projeto”, ressalta o estudante.

A premiação ocorreu no encerramento do evento. Inúmeros projetos foram analisados, uma vez que o Cobeq-IC recebe estudantes de diversas instituições superiores de ensino do Brasil. “No congresso, tive o prazer de realizar minicursos e assistir palestras de professores que admiro muito, além de conhecer o trabalho de alunos de todo país”, finaliza Marcus.

SOBRE O CONGRESSO

Cobeq-IC é um evento voltado para estudantes de Engenharia Química e áreas afins e ocorre a cada dois anos. O objetivo principal do congresso é promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os estudantes de todo o país, contribuindo para a formação complementar desses profissionais, por meio da divulgação de pesquisas básicas e aplicadas referentes aos avanços científicos e tecnológicos que orientam as diretrizes básicas do ensino de Engenharia Química.

Conheça o software que realiza cálculos na área de Engenharia de Separação e Termodinâmica.

Texto: Caroline Batista,  jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA