No estado de distanciamento social relacionado à pandemia do novo coronavírus, a Brinquedoteca Universitária do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) continua com as ações brincantes de forma virtual, no Instagram e no Facebook. A ação, intitulada “Quarentena Brincante”, promove atividades a partir da iniciativa da equipe de estudantes, bolsistas e voluntárias que, assumindo o compromisso com a formação docente e com a infância, iniciaram o “Brincadiquê?”, com o ensino e o compartilhamento de brincadeiras infantis para que as crianças, juntamente com suas famílias, mantenham e ampliem as atividades brincantes em casa.
“Essa é uma forma de cumprir com a responsabilidade social da Universidade e dos projetos de pesquisa e extensão que temos desenvolvido. É fazer, mesmo frente à adversidade, com que o conhecimento produzido na universidade chegue à comunidade. E, neste caso, proporcione entretenimento, diversão e,acima de tudo, oportunidade de acolhimento, de desenvolvimento infantil e do direito à infância das nossas crianças.Esse é o nosso principal objetivo” explica a professora e coordenadora da Brinquedoteca, Francine de Paulo Martins Lima.Para concretizar a iniciativa, foram realizadas reuniões por webconferência para definir as dicas de situações brincantes que seriam compartilhadas, como seriam feitas as gravações e agenda de compartilhamento nas redes sociais.

Além de dicas em vídeo, o conteúdo produzido inclui brincadeiras como amarelinha e pega-pega, em suas diferentes versões; pular corda; esconde-esconde; elefante colorido; mãe da rua; fui à China; além de brincadeiras que envolvem o corpo todo, como "Peito, estala e bate", e de criação de brinquedos, como o Colherim, um instrumento musical feito de forma muito simples com colheres de metal.
“Existem muitas possibilidades de criação de brincadeiras, não só com elementos da natureza, mas com elementos que temos em casa, brinquedos cantados, elaboração com instrumento musical, confecção de pé de lata, entre outros”, diz Francine.

De acordo com Francine, “não há luxo e nem super produção, uma vez que a proposta é, dentro das condições que temos de distanciamento social, mantermo-nos conectados e divulgar as situações brincantes”. Muito mais do que isso, segundo Francine, “a sensação que queremos causar nas pessoas é que, quando vejam essas brincadeiras, lembrem da sua infância e queiram brincar com seus familiares, principalmente com as crianças pequenas”.

A equipe de brincantes é vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e à Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Universidade, ambas coordenadas pela professora Francine. A ação conta, ainda, com a parceria do Laboratório de Didática e Formação Docente (LabFor) e é resultado de um projeto de pesquisa intitulado Formação docente e os brincares: possibilidade, tempos e espaços” que, desde 2017, vem desenvolvendo atividades a partir da linha de pesquisa “Práticas Pedagógicas e o Brincar”.
Os resultados das primeiras publicações podem ser conferidos por meio das visualizações dos vídeos, curtidas, compartilhamentos, socialização das crianças e famílias brincando e compartilhando no Instagram @brincantesdedufla o que aprenderam.

Sobre o Projeto de Pesquisa

Desde 2017, o projeto investiga as possibilidades, os tempos e os espaços do e para o brincar, bem como sua interlocução com uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e a promoção da infância. Diferentes ações vêm sendo feitas com a finalidade de aproximar as futuras professoras de propostas pedagógicas em que o brincar é tido como relevante, uma vez que é entendido, baseado em fundamentação teórica específica, como a atividade principal da criança e essencial para o seu desenvolvimento integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais, revelando-se, assim, um conhecimento profissional importante para a formação de professoras.

Algumas iniciativas foram realizadas para a aproximação dos brincares das futuras professoras e crianças, permitindo a vivências de experiências e situações brincantes com crianças reais, por meio do atendimento à comunidade feito pela Oficina do Brincar e da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia.

Ao longo desses anos, mais de 2.000 crianças foram atendidas. De forma específica, as ações contemplam experiências brincantes envolvendo atividades da cultura infantil, como: cantatas, brincadeiras de roda, brincadeiras de mão, musicalização e contação de histórias. Além disso, são propostas ainda experiências brincantes com elementos da natureza e com as diferentes linguagens da arte, numa perspectiva de ampliação do repertório cultural das crianças.

As estudantes envolvidas no projeto têm atividades sistemáticas de investigação sobre os brincares e proposição de práticas pedagógicas envolvendo as brincadeiras. Todas as ações passam pela supervisão e orientação da professora Francine.

 

Para mais informações, acesse:

Página Brincantes DED UFLA

Site da Brinquedoteca

Site do Forpedi

 

*Equipe Brincante

Francine de Paulo Martins Lima – Coordenação

Beatriz Maria de Nazaré Siqueira

Cynthia Mara Cotti Paredes

Isabel Cristina Dornelas da Costa

Isadora de Fátima Santos

Mariana Melo Costa

Nathália Garcia Fernandes

Nayane Aparecida de Souza Prado

Pollyanna Maria Rezende

Raphaela Mendonça Leite

Vitória Regina Costa

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA