A professora Elaine das Graças, do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), defendeu a tese “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental: proposição de metodologia para Plano de Gestão Ambiental em instituições de ensino superior”. O trabalho teve a orientação dos professores José Luiz Pereira de Rezende e Luís Antônio Coimbra Borges, ambos do Departamento de Ciências Florestais (DCF).

A pesquisa analisou três instituições brasileiras com as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE) de 2011 para o curso de Engenharia Florestal: UFLA, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), respectivamente. As questões ambientais serviram de foco para o estudo, com destaque para a articulação entre os instrumentos internos de planejamento.

O estudo não teve viés comparativo, uma vez que a escolha das universidades foi em razão do reconhecimento em suas trajetórias na oferta dos cursos de Engenharia Florestal, o que pode ser confirmado pelos resultados do ENADE (2011). Dessa maneira, a tese analisou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), levando em conta as orientações para a Educação Ambiental ao organizar currículos para cursos de Engenharia Florestal. Além disso, o trabalho propôs uma metodologia para a construção de Plano de Gestão Ambiental que integre os diversos instrumentos de planejamento institucional.

A pesquisa foi desenvolvida entre 2014 a 2016 e os currículos dos cursos de Engenharia Florestal e os Planos de Gestão Ambiental (PGA) das três instituições foram estudados com relação ao atendimento aos objetivos e princípios da Diretriz Curricular Nacional de Educação Ambiental (DCNEA). Professora da UFLA desde 2008 na área da educação, a doutoranda ressaltou que o cunho interdisciplinar da Educação Ambiental e a necessidade de estudos sobre o tema revelam as possibilidades de articulação entre a graduação e a pós-graduação por meio dos instrumentos de planejamento internos.

A abertura do programa de doutorado em Engenharia Florestal para essa pesquisa e ainda o espírito inovador da comissão de orientação garantiram a concretização do trabalho, que poderá servir de exemplo para outras universidades do país.

Abordagem integrada

Entre outras contribuições, a tese, no último capítulo, descreveu os passos para a construção do plano de gestão ambiental para IFEs, apresentando metodologia formada por três etapas de acordo com as proposições da DCNEA. O estudo defendeu o conceito de “ética socioambiental”, que, segundo a DCNEA, indica uma vivência que permita o “bem viver” na integração entre o ser humano e a natureza. A vivência socioambiental deve permear as ações em relação à Educação Ambiental, contribuindo para que os cursos de graduação e pós-graduação desenvolvam ações interligadas. Essas iniciativas conjuntas podem utilizar os conhecimentos inerentes a cada curso em favor dos trabalhos planejados e previstos no PGA.

Texto: Elaine Frade

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

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