No Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período, sendo, muitas vezes, armazenada de forma inadequada, servindo de criadouro para mosquitos como o Aedes-Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Uma alternativa para o reaproveitamento desse material foi proposta por uma pesquisa do Programa de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A ideia foi utilizar a borracha do pneu para produzir painéis de MDP (Medium Density Particleboard) e cimento-madeira.
O MDP é um painel constituído de partículas de madeira e adesivos, os quais são submetidos ao processo de pressão e temperatura. Seu uso é limitado em artigos de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas, entre outros. Já os painéis cimento-madeira são muito utilizados na construção civil em países como Alemanha, Japão e Rússia; no Brasil, sua fabricação ainda é limitada.
Alan Pereira Vilela, autor da pesquisa, explica que para a produção dos painéis MDP e cimento madeira foi utilizada a madeira de Pinus oocarpa em, associação com partículas da borracha de pneu, modificadas com o tratamento corona. A utilização de 5% de partículas de borracha de pneu modificada superficialmente gerou melhorias nas propriedades físico-mecânicas e de isolamento térmico de ambos os tipos de painéis avaliados.
O resíduo do pneu é um material hidrofóbico, ou seja, não absorve água, o que contribui de maneira positiva para as propriedades de inchamento em espessura e absorção de água dos painéis. Para Alan, o seu uso é abrangente: “Esses MDP poderão ser usados na fabricação de móveis e, no caso do cimento-madeira, ele pode ser usado na construção civil em casas pré-fabricadas, divisórias internas de ambiente, forros, pisos. Lembrando que é um material que proporciona um melhor isolamento térmico do ambiente. ”
A fabricação de produtos com a utilização de resíduos da reciclagem de pneus ainda é pouco empregada no mercado brasileiro. O professor Rafael Farinassi Mendes, do Departamento de Engenharia (DEG), orientador do projeto, explica a importância de pesquisas propostas como alternativas ecologicamente corretas para materiais como os pneus “As vantagens de utilizarmos os pneus se devem ao fato da destinação adequada do material – evitando o acúmulo de água e a relação com doenças – a agregação de valor, a disponibilização de novas fontes de matéria-prima e a obtenção de novas propriedades, permitem a produção de materiais mais sustentáveis e com características adequadas para serem utilizados no mercado.”
Pesquisas com o uso de resíduos de pneus, tendo em vista seus diferentes tipos de aplicações, continuam sendo desenvolvidas pelo professor Rafael e seus orientados de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais. Atualmente, Alan desenvolve sua tese de doutorado com o aproveitamento de resíduos da extração de mineração para a criação de tijolos e outros materiais para a construção civil.
Reportagem e imagens: Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom
Edição do vídeo: Lídia Bueno, jornalista – bolsista Dcom