Um dos pontos-chave da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é o desenvolvimento sustentável. Por todo o mundo, corporações têm buscado formas de aproximar seus objetivos organizacionais aos de sustentabilidade para alcançar as expectativas de um público cada vez mais exigente. No Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA), uma pesquisa desenvolvida pela mestra Liliane Frazão, sob orientação da professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA) Cristina Lelis Leal Calegario, buscou identificar a qualidade da comunicação das ações de sustentabilidade das maiores empresas na América Latina e a influência de fatores internos e externos à organização nessa qualidade.

De acordo com o estudo, a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU aos objetivos corporativos oferece uma nova visão entre negócios e sociedade. As organizações se tornam parte da solução para grandes desafios ao invés de contribuirem para o problema. Conforme as pesquisadoras, embora o tema seja atual e relevante, os estudos sobre a qualidade desses relatos pelas organizações, especialmente em regiões de renda baixa e média, ainda são restritos em termos de volume.

A pontuação máxima possível era de 771 pontos, porém, a maior pontuação obtida foi de 458 (59,4% da pontuação máxima) no relatório de 2020 da Petrobrás. Já a menor pontuação obtida foi de 9 pontos (1,2% da pontuação máxima) nos relatórios dos anos de 2019 e 2020 da empresa GPA – Grupo Pão de Açucar. A média de pontuação obtida pelas empresas foi de 224 pontos (29,1%) e pontuação igual ou superior a esta média foi obtida por 55 relatórios (47% da amostra).

De acordo com os resultados da pesquisa, organizações inseridas em setores considerados controversos tendem a ficar mais atentas às necessidades e pressões exercidas por seus públicos e, assim, responder com informações de maior qualidade. Neste mesmo sentido, ter conhecimento sobre a relevância da Responsabilidade Social Corporativa de seu país de origem pode levar a uma maior ciência das expectativas geradas sobre as empresas e isso pode ser refletido na qualidade dos relatos.

Em relação aos fatores internos, a verificação externa é relevante e significativa na qualidade dos relatos e pode ser gerenciada pela organização. Também foi identificado que, em conjunto com o padrão GRI, a utilização de outros padrões e normas, como as normas SASB, os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) levam, em média, a uma melhor qualidade de relato e, portanto, também podem ser adotados pelas organizações em busca de melhoria e ganho de legitimidade.

Estes resultados e insights são particularmente relevantes no contexto latino-americano, marcado por grande desigualdade e por um ecossistema corporativo com muitas especificidades. Para as empresas, os resultados obtidos são importantes uma vez que identificam elementos que são essenciais para a obtenção de melhor qualidade de relato.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA