UFLA e outras instituições estiveram reunidas nessa quinta-feira (21/3) em Belo Horizonte.

 

A primeira reunião ordinária da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) foi nessa quinta-feira (21/3), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Entre os pontos de pauta, os membros da rede discutiram caminhos para a valorização da ciência mineira que envolvam ações de comunicação.

Diante dos cortes no orçamento para a pesquisa em Minas Gerais e da preocupação manifestada em reunião pelos gestores das instituições no dia 8/3, as equipes que atuam na área de divulgação científica planejam a campanha “Minas pela Ciência”. Serão produzidas reportagens, séries audiovisuais e publicações para redes sociais com o objetivo de mostrar a importância da ciência que é produzida no Estado e a necessidade de participação, especialmente da comunidade acadêmica, nas decisões políticas relacionadas à pesquisa.

Participaram da reunião os divulgadores da ciência das universidades federais de Lavras (UFLA) - representada pela jornalista Ana Eliza Alvim, da Diretoria de Comunicação (Dcom), de Uberlândia (UFU), de São João del-Rei (UFSJ), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF) e Minas Gerais (UFMG); da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Fundação Ezequiel Dias (Funed); da Fiocruz Minas; do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau); da Fapemig e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes/MG).

A RMCC foi criada em 2014 com o objetivo de reunir e dar força às instituições e aos agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais. Além de comunicar os resultados e avanços da pesquisa, a rede promove a formação de seus membros e da comunidade onde atuam. O próximo evento da RMCC será o Fala Ciência, previsto para a primeira quinzena de junho, no Cefet/MG, em Belo Horizonte.

Texto: Diélen Borges - UFU

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA