Quem nunca se perguntou o porquê de aprender tantas fórmulas matemáticas e qual seria a aplicabilidade de tantos números para sua vida?  Pensando em responder a esses questionamentos, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançaram o livro ‘Matemática’ da coleção “A reflexão e a prática no ensino médio”. Eles utilizam o conceito de Educação Matemática para contribuir com professores da educação básica, trazendo estratégias para serem usadas em sala de aula e mostrar ao estudante que a matemática está presente em todos os lugares e é mais do que regras a serem decoradas para se obter um bom resultado nas avaliações.

A professora Silvia Maria Medeiros relata que “a Educação Matemática tem colaborado para pesquisas e artigos que evidenciam como trabalhar com alunos para que eles atribuam significado aos conceitos matemáticos e não apenas à matemática mecanizada, por repetição”. Trazer significado para as ações realizadas em sala de aula é objetivo dos pesquisadores. “O livro ‘Matemática’ leva à educação matemática, propondo estratégias que não simplesmente fazem o aluno reproduzir, mas fazem o aluno aprender o porquê de estar fazendo aquilo, materiais manipulaveistrazendo significado para tal ação. Hoje os estudantes têm oportunidade de ter um olhar diferenciado para a matemática”, completa a professora Helena Libardi. 

Os capítulos presentes no livro trazem sugestões de leituras e sites. Abordam temas como jogos, materiais manipuláveis, modelagem matemática e ensino de geometria para estudantes que apresentem algum tipo de deficiência. “Pela experiência que tenho ao trabalhar jogos, eu apresento no livro que é possível usar essa estratégia no ensino médio. Tanto a utilização de jogos computacionais como manipulativos, o jogo é um problema em movimento, e não precisa ser um jogo feito para matemática, qualquer jogo que trabalhe com raciocínio e habilidades matemáticas pode ser utilizado nas aulas de educação matemática”, destaca a professora Rosana Maria Mendes.

 A coleção, coordenada pelo professor do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) Márcio Rogério de Oliveira Cano, foi lançada na III Semana da Matemática (III Semat), que ocorreu entre os dias 9 e 13/9. O livro ‘Matemática’ foi organizado pela professora Rosana Maria Mendes, tem a participação dos professores José Antônio Araújo Andrade, Helena Libardi e Silvia Maria Medeiros, todos do Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA). Conta também com a contribuição de pesquisadores de outras instituições do Brasil.

O livro ‘Matemática’ da coleção “A reflexão e a prática no ensino médio” pode ser adquirido pelo site da editora.  

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA