O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) José Roberto Pereira publicou, juntamente com os pesquisadores da Airton Cardoso Cançado, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Fernando Guilherme Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV), o livro “Gestión Social: epistemología de un paradigma” na língua espanhola. Os autores lançaram a obra durante o “Io Encuentro Internacional de Gestión Social en Equador”, que ocorreu entre os dias 27 e 30/11 na Escuela Politécnica Nacional e na Univerdad Andina Simon Bolívar, localizadas na cidade de Quito, e na Univerdad del Azuay, na cidade de Cuenca, Equador.

A primeira e segunda edições do livro na versão em português foram publicadas pela editora CRV. Já na versão em língua espanhola, pela editora Casa Editora da Universidad del Azuay, localizada na cidade de Cuenca, no Equador. A obra é resultado da tese de doutorado do professor Airton Cardoso Cançado, defendida em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA (PPGA/UFLA) e orientada pelo professor José Roberto Pereira.

O conteúdo do livro trata da construção paradigmática da gestão social no Brasil, uma inovação conceitual no contexto da produção científica na área de conhecimento da administração. De acordo com o pesquisador José Roberto Pereira, que está à frente das pesquisas sobre o tema no âmbito da UFLA e é autor de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, gestão social “diz respeito às ações gerenciais dialógicas voltadas para a construção do bem comum, próprias do protagonismo da sociedade em relação ao Estado e ao mercado.”

Durante o evento, José Roberto Pereira também ministrou um curso de “Gestión Social: conceptos y metodologias”, participou da mesa de debate sobre “Gestión Social: teoría y práctica” e da mesa “Gestión Social: perspectivas y desafios” com pesquisadores da Colômbia e do Equador.

Com a colaboração de Ana Carolina Rocha

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA