Os desafios do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tema da primeira dissertação defendida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática. O estudo identifica e discute estratégias de trabalho empregadas nessa modalidade de ensino para lidar com a heterogeneidade dos estudantes, marcada não só por diferenças culturais, sociais, econômicas, étnicas e religiosas, como também por diferenças de faixa etária e experiências profissionais extraescolares.

A pesquisa foi realizada pelo pós-graduando Júlio César de Resende Melo, com a orientação do professor Mário Henrique Andrade Cláudio. A metodologia incluiu a coleta de relatos de experiência de três professoras e um professor; a realização de entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo do pesquisador. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, por meio de uma perspectiva interpretativo-compreensiva.

“Conseguimos perceber que, mesmo em meio aos desafios e às incertezas da prática pedagógica, cada um dos participantes da pesquisa busca diariamente uma forma particular de desenvolver o aprendizado do público jovem e/ou adulto que compõe as turmas para as quais lecionam, almejando a valorização e o respeito da diversidade presente, mas não exclusiva, nessas turmas”, conclui Júlio.

Por se tratar de um mestrado profissional, a pesquisa também teve como resultado um produto educacional. “Como contribuição para os docentes da área, elaboramos um caderno com orientações para o desenvolvimento de alguns conteúdos matemáticos, pensando nessa modalidade de ensino, mas que pode ser adaptado para as outras modalidades da Educação Básica”, explica o orientador.

O caderno reúne vinte e cinco estratégias. Muitas delas são comuns a outras modalidades de ensino, como o atendimento individualizado nas carteiras ou a prioridade ao diálogo não hierarquizado nas aulas. Outras estão relacionadas às características do público da EJA, como adotar as experiências de vida como ponto de partida para a construção do conhecimento escolar e abdicar do uso de avaliações escritas. 

Primeira defesa

A dissertação foi defendida de forma remota no dia 22/4. Além do orientador, participaram da banca a professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Viviane Cristina Almada de Oliveira e professora da UFLA Amanda Castro Oliveira.

De acordo com o coordenador do programa de pós-graduação, professor José Antonio Araújo Andrade, “a primeira defesa marca uma nova fase de contribuição das áreas de Ensino de Física, Educação Matemática e Ensino de Química da UFLA para a formação de professores da região e do País, com a elaboração e a socialização de inúmeras produções científicas feitas por professores para professores”.

Como resultado da pesquisa, cada estudante deve elaborar uma dissertação e um Produto Educacional que tragam contribuições para as práticas pedagógicas, para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem de qualidade em diferentes espaços educacionais, especialmente nas salas de aula das escolas de educação básica e em espaços não formais.

O trabalho de formação de professores das três áreas na UFLA iniciou com a criação e consolidação dos cursos de licenciatura, desenvolveu-se com projetos de extensão e pesquisa como o Pibid e a Residência Pedagógica, e culminou com a criação do programa de pós-graduação.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA