criança brincando

Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens (FAELCH) utiliza a formação de professores como meio de ajudar no progresso infantil.

 Brincar é considerado um direito universal pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, para a qual a criança tem direito a momentos de lazer e recreação, considerados tão importantes quanto outros direitos essenciais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também destaca a valorização da criança e o direito ao lazer e ao brincar, destacando o brincar e o divertir-se como condições de liberdade.

Com o passar dos anos, novos olhares sobre a importância do brincar ganharam destaque e mostraram que ele deve estar presente para além da hora do recreio, como destaca a professora Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, da Universidade Federal de Lavras (FAELCH /UFLA) Francine de Paulo Martins Lima, que se dedica a pesquisar a importância da dimensão lúdica no ambiente escolar e nos espaços educadores.  

“Por meio da pesquisa ‘Formação docente comprometida com os brincares’, investigamos as possibilidades, os tempos e os espaços do e para o brincar, bem como sua interlocução com uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e a promoção da infância”, explica. Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi/CNPq), também coordenado por Francine.

O lúdico é um instrumento pedagógico que possui liberdade de trabalhar, de maneira mais prazerosa, o aprender. Assim, a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa.

A partir das orientações das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia (2006), a exigência de um laboratório de práticas pedagógicas, incluindo a Brinquedoteca, passou a ter um lugar de destaque nos cursos de formação docente. A exigência articula-se, ainda, com o previsto no Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN 9394/96.

A Educação Infantil (0 a 5 anos) e os anos iniciais do ensino fundamental também são responsabilidades do Estado e baseiam-se em diretrizes como as da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse documento, destaca-se a importância da realização de atividades e situações em que a ludicidade e o brincar estejam presentes, privilegiando a relação e a interlocução entre o educar e o cuidar. 

É com esse intuito que a pesquisa realizada por Francine traz a criança, a infância e os brincares para o centro das discussões. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é preciso ampliar as possibilidades de ação do futuro professor e colocar em prática trabalhos pedagógicos comprometidos com o desenvolvimento integral da criança. 

Dessa maneira, inúmeras ações com proposta extensionista são realizadas nos espaços brincantes, atrelando a teoria e a prática. Essas são maneiras de oportunizar à comunidade o acesso aos conhecimentos elaborados na formação docente; logo, potencializa e fomenta o processo criativo e imaginativo que se dá pelo e no brincar.  

Como exemplo, a pesquisadora Francine fala da ação realizada no mês de maio de 2019,  quando um grande jacaré foi instalado na Brinquedoteca e, para entrar no espaço, as crianças tinham que passar por todo o circuito sem cair na boca do jacaré. “O Circuito Brincante, a Travessia do Jacaré, envolveu brincadeiras com foco no desenvolvimento de aspectos psicomotores. A preparação do circuito tinha por objetivos possibilitar às crianças o deslocamento com destreza, ao andar, correr, rastejar e pular, desenvolver o equilíbrio, a agilidade e a noção espacial, além de favorecer a criação do sentimento de confiança sobre  sua corporeidade”, explica. 

Brincares e a formação docente

O brincar, além de ser visto como um momento de lazer e entretenimento, é uma oportunidade de a criança se desenvolver de forma completa, e nas diferentes áreas do conhecimento, tendo as atividades lúdicas como aliadas. Com o objetivo de propor uma maior interação entre teoria e prática, foram realizadas, no curso de Pedagogia da UFLA, situações brincantes entre crianças da comunidade e futuras pedagogas. 

As atividades tiveram como foco o atendimento às crianças da comunidade de Lavras e região, por meio da Oficina do Brincar (projeto de extensão também coordenado pelo Forpedi) e do Laboratório de Práticas Pedagógicas - Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia, que já alcançou mais de 2 mil atendimentos. Brincadeiras cantadas, brincadeiras de roda, brincadeiras de mão, musicalização, contação de histórias e o livre brincar foram algumas das ações contempladas. 

A estudante do curso de Pedagogia presencial da UFLA Raphaela Mendonça Leite, integrante da equipe de pesquisa da Brinquedoteca Universitária, fala sobre a importância de compreender o brincar na sua formação profissional. “Ao ingressar no curso de Pedagogia, eu enxergava o brincar simplesmente como tempo livre e sem muita relevância. Após entrar para essa equipe de pesquisa, mudei a minha percepção, vendo que o brincar é de suma importância para o protagonismo infantil”.  

Ela destaca que, a cada ação desenvolvida, muitas são as aprendizagens sobre o que é ser uma professora comprometida com os brincares. “Na Brinquedoteca, as situações brincantes são acompanhadas e orientadas pela coordenadora Francine que, de maneira intencional e significativa, auxilia nas interações e nos ensina a perceber, olhar, ouvir e acolher as crianças. É pelo e no brincar que a criança descobre, percebe, ressignifica e amplia novas possibilidades de aprendizagens, sejam elas cognitivas, motoras, sociais e intelectuais. Ter uma formação sensível e comprometida com os brincares é a responsabilidade de primar por uma prática pedagógica significativa e atenta às aprendizagens reais das crianças. Para aprender é preciso brincar, e brincar é um direito legal da criança, logo, aprender também”.

A Brinquedoteca Universitária está  localizada no Departamento de Educação da UFLA e tem capacidade para atender grupos de 25 crianças com idades entre 2 a 6 anos de forma gratuita. As crianças possuem acesso a brinquedos produzidos a partir de diferentes materiais, sendo, em sua maioria, de madeira e não estruturados. Além dos brinquedos, o espaço permite o desenvolvimento de brincadeiras e possui um acervo de 700 livros de literatura infantil. Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, as atividades encontram-se suspensas por tempo inderteminado.

 

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA