Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens (FAELCH) utiliza a formação de professores como meio de ajudar no progresso infantil.
Brincar é considerado um direito universal pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, para a qual a criança tem direito a momentos de lazer e recreação, considerados tão importantes quanto outros direitos essenciais. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também destaca a valorização da criança e o direito ao lazer e ao brincar, destacando o brincar e o divertir-se como condições de liberdade.
Com o passar dos anos, novos olhares sobre a importância do brincar ganharam destaque e mostraram que ele deve estar presente para além da hora do recreio, como destaca a professora Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens, da Universidade Federal de Lavras (FAELCH /UFLA) Francine de Paulo Martins Lima, que se dedica a pesquisar a importância da dimensão lúdica no ambiente escolar e nos espaços educadores.
“Por meio da pesquisa ‘Formação docente comprometida com os brincares’, investigamos as possibilidades, os tempos e os espaços do e para o brincar, bem como sua interlocução com uma formação docente comprometida com o desenvolvimento infantil e a promoção da infância”, explica. Trata-se de um projeto vinculado ao grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi/CNPq), também coordenado por Francine.
O lúdico é um instrumento pedagógico que possui liberdade de trabalhar, de maneira mais prazerosa, o aprender. Assim, a criança desenvolve sua capacidade de explorar, refletir e imaginar os conteúdos e adquirir conhecimento necessário para uma aprendizagem significativa.
A partir das orientações das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia (2006), a exigência de um laboratório de práticas pedagógicas, incluindo a Brinquedoteca, passou a ter um lugar de destaque nos cursos de formação docente. A exigência articula-se, ainda, com o previsto no Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN 9394/96.
A Educação Infantil (0 a 5 anos) e os anos iniciais do ensino fundamental também são responsabilidades do Estado e baseiam-se em diretrizes como as da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse documento, destaca-se a importância da realização de atividades e situações em que a ludicidade e o brincar estejam presentes, privilegiando a relação e a interlocução entre o educar e o cuidar.
É com esse intuito que a pesquisa realizada por Francine traz a criança, a infância e os brincares para o centro das discussões. A pesquisa justifica-se pelo fato de que é preciso ampliar as possibilidades de ação do futuro professor e colocar em prática trabalhos pedagógicos comprometidos com o desenvolvimento integral da criança.
Dessa maneira, inúmeras ações com proposta extensionista são realizadas nos espaços brincantes, atrelando a teoria e a prática. Essas são maneiras de oportunizar à comunidade o acesso aos conhecimentos elaborados na formação docente; logo, potencializa e fomenta o processo criativo e imaginativo que se dá pelo e no brincar.
Como exemplo, a pesquisadora Francine fala da ação realizada no mês de maio de 2019, quando um grande jacaré foi instalado na Brinquedoteca e, para entrar no espaço, as crianças tinham que passar por todo o circuito sem cair na boca do jacaré. “O Circuito Brincante, a Travessia do Jacaré, envolveu brincadeiras com foco no desenvolvimento de aspectos psicomotores. A preparação do circuito tinha por objetivos possibilitar às crianças o deslocamento com destreza, ao andar, correr, rastejar e pular, desenvolver o equilíbrio, a agilidade e a noção espacial, além de favorecer a criação do sentimento de confiança sobre sua corporeidade”, explica.
Brincares e a formação docente
O brincar, além de ser visto como um momento de lazer e entretenimento, é uma oportunidade de a criança se desenvolver de forma completa, e nas diferentes áreas do conhecimento, tendo as atividades lúdicas como aliadas. Com o objetivo de propor uma maior interação entre teoria e prática, foram realizadas, no curso de Pedagogia da UFLA, situações brincantes entre crianças da comunidade e futuras pedagogas.
As atividades tiveram como foco o atendimento às crianças da comunidade de Lavras e região, por meio da Oficina do Brincar (projeto de extensão também coordenado pelo Forpedi) e do Laboratório de Práticas Pedagógicas - Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia, que já alcançou mais de 2 mil atendimentos. Brincadeiras cantadas, brincadeiras de roda, brincadeiras de mão, musicalização, contação de histórias e o livre brincar foram algumas das ações contempladas.
A estudante do curso de Pedagogia presencial da UFLA Raphaela Mendonça Leite, integrante da equipe de pesquisa da Brinquedoteca Universitária, fala sobre a importância de compreender o brincar na sua formação profissional. “Ao ingressar no curso de Pedagogia, eu enxergava o brincar simplesmente como tempo livre e sem muita relevância. Após entrar para essa equipe de pesquisa, mudei a minha percepção, vendo que o brincar é de suma importância para o protagonismo infantil”.
Ela destaca que, a cada ação desenvolvida, muitas são as aprendizagens sobre o que é ser uma professora comprometida com os brincares. “Na Brinquedoteca, as situações brincantes são acompanhadas e orientadas pela coordenadora Francine que, de maneira intencional e significativa, auxilia nas interações e nos ensina a perceber, olhar, ouvir e acolher as crianças. É pelo e no brincar que a criança descobre, percebe, ressignifica e amplia novas possibilidades de aprendizagens, sejam elas cognitivas, motoras, sociais e intelectuais. Ter uma formação sensível e comprometida com os brincares é a responsabilidade de primar por uma prática pedagógica significativa e atenta às aprendizagens reais das crianças. Para aprender é preciso brincar, e brincar é um direito legal da criança, logo, aprender também”.
A Brinquedoteca Universitária está localizada no Departamento de Educação da UFLA e tem capacidade para atender grupos de 25 crianças com idades entre 2 a 6 anos de forma gratuita. As crianças possuem acesso a brinquedos produzidos a partir de diferentes materiais, sendo, em sua maioria, de madeira e não estruturados. Além dos brinquedos, o espaço permite o desenvolvimento de brincadeiras e possui um acervo de 700 livros de literatura infantil. Em virtude da pandemia causada pela Covid-19, as atividades encontram-se suspensas por tempo inderteminado.