O Ensino Superior é um sonho de muitas pessoas, mas a permanência na universidade, até a conclusão do curso, pode ser um desafio. Em um livro elaborado por servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e publicado em 2022, os autores buscaram reunir resultados de pesquisas que abordam o tema permanência de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2018, e para as pesquisas foram feitas análises qualitativas. Foram realizadas entrevistas com estudantes de diversos cursos superiores de uma universidade pública brasileira, de período integral e noturno e de diferentes classes sociais, com o objetivo de compreender a realidade social vivenciada por eles nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Os resultados apontaram que muitos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica enfrentam desafios semelhantes, sendo os principais deles as dificuldades financeiras e psicológicas. “Essas dificuldades tornam-se ‘portas giratórias’ na vida dessas pessoas, visto que os alunos conseguem ingressar no ensino superior, algo que é garantido pela Lei de Cotas, sancionada em agosto de 2012, mas nem sempre concluem a graduação. Para que a universidade seja, de fato, democrática, é necessário garantir, além do acesso, as condições básicas de permanência, como moradia, alimentação e saúde”, comenta Nathália de Fátima Joaquim, uma das organizadoras do livro.

A democratização do acesso à universidade

Os estudos realizados impactam tanto a comunidade interna, quanto a externa. O livro evidencia que as desigualdades sociais, tão enraizadas na sociedade, impactam no sucesso ou fracasso escolar/universitário daqueles de origem mais humilde. Além disso, desmistifica a concepção de que a meritocracia é a forma justa e louvável de se chegar ao sucesso ou à ascensão social, quando, na verdade, reforça as desigualdades sociais.

De acordo com Paula Pereira de Alvarenga, organizadora do livro, o acesso aos direitos, a inclusão e a representatividade são essenciais para a permanência do aluno na universidade. “Ter acesso aos direitos sociais e às condições de sobrevivência (moradia, alimentação, lazer, cultura e saúde) e também vivenciar um espaço universitário mais inclusivo e representativo é fundamental. Sentir-se pertencente ao locus universitário envolve se sentir representado, acolhido, respeitado. Enfim, visto”, comenta.

O livro, intitulado "Os desafios da permanência no ensino superior”, traz a reflexão sobre a importância da educação para romper com práticas excludentes, racistas e reforçadoras do pensamento arbitrário cultural na sociedade brasileira. Além disso, reconhece a assistência estudantil como uma política pública, sendo este, um dos pilares da permanência estudantil nas universidades. A obra defende e reafirma que as IES são locais que devem ser ocupados por todos. É um direito, e não um privilégio.

O processo de construção do livro

A obra "Os desafios da permanência no ensino superior” foi organizada pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Nathália de Fátima Joaquim, e pela assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA), Paula Pereira de Alvarenga. Na obra, foram apresentados resultados de pesquisas independentes de mestrado, iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso que compõem o projeto “A reprodução do pensamento dominante no espaço de formação universitário”.

Além das organizadoras do livro, Paula e Nathália, a obra teve o apoio de outros autores. Apesar de cada colaborador ter desenvolvido seus respectivos trabalhos de maneira independente, eles se dedicaram às suas pesquisas de forma colaborativa. Para tanto, foi criado um grupo para dialogar sobre os resultados, enriquecendo ainda mais o processo de construção do livro. Houve também a colaboração de discentes e egressos do curso de Administração Pública da UFLA, que, em sua maioria, foram ou são usuários da política de assistência estudantil.

Em continuidade à obra e ao projeto “A reprodução do pensamento dominante no espaço de formação universitário”, Nathália e Paula, têm o objetivo de explorar temas adjacentes e relevantes para a permanência de estudantes no ensino superior, como as particularidades do trabalhador-estudante e a importância do acompanhamento multiprofissional que promova o sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.

Em relação à repercussão e alcance da publicação, espera-se que o livro chegue às salas de aula da graduação e pós-graduação, fomentando a reflexão e o debate sobre diferenças entre acesso e permanência no ensino superior, a fim de que novas políticas sejam implantadas e o acesso às universidades seja cada vez mais democrático.

Acesse o livro gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.