O Ensino Superior é um sonho de muitas pessoas, mas a permanência na universidade, até a conclusão do curso, pode ser um desafio. Em um livro elaborado por servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e publicado em 2022, os autores buscaram reunir resultados de pesquisas que abordam o tema permanência de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior. 

O projeto começou a ser desenvolvido em 2018, e para as pesquisas foram feitas análises qualitativas. Foram realizadas entrevistas com estudantes de diversos cursos superiores de uma universidade pública brasileira, de período integral e noturno e de diferentes classes sociais, com o objetivo de compreender a realidade social vivenciada por eles nas Instituições de Ensino Superior (IES). 

Os resultados apontaram que muitos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica enfrentam desafios semelhantes, sendo os principais deles as dificuldades financeiras e psicológicas. “Essas dificuldades tornam-se ‘portas giratórias’ na vida dessas pessoas, visto que os alunos conseguem ingressar no ensino superior, algo que é garantido pela Lei de Cotas, sancionada em agosto de 2012, mas nem sempre concluem a graduação. Para que a universidade seja, de fato, democrática, é necessário garantir, além do acesso, as condições básicas de permanência, como moradia, alimentação e saúde”, comenta Nathália de Fátima Joaquim, uma das organizadoras do livro.

A democratização do acesso à universidade

Os estudos realizados impactam tanto a comunidade interna, quanto a externa. O livro evidencia que as desigualdades sociais, tão enraizadas na sociedade, impactam no sucesso ou fracasso escolar/universitário daqueles de origem mais humilde. Além disso, desmistifica a concepção de que a meritocracia é a forma justa e louvável de se chegar ao sucesso ou à ascensão social, quando, na verdade, reforça as desigualdades sociais.

De acordo com Paula Pereira de Alvarenga, organizadora do livro, o acesso aos direitos, a inclusão e a representatividade são essenciais para a permanência do aluno na universidade. “Ter acesso aos direitos sociais e às condições de sobrevivência (moradia, alimentação, lazer, cultura e saúde) e também vivenciar um espaço universitário mais inclusivo e representativo é fundamental. Sentir-se pertencente ao locus universitário envolve se sentir representado, acolhido, respeitado. Enfim, visto”, comenta.

O livro, intitulado "Os desafios da permanência no ensino superior”, traz a reflexão sobre a importância da educação para romper com práticas excludentes, racistas e reforçadoras do pensamento arbitrário cultural na sociedade brasileira. Além disso, reconhece a assistência estudantil como uma política pública, sendo este, um dos pilares da permanência estudantil nas universidades. A obra defende e reafirma que as IES são locais que devem ser ocupados por todos. É um direito, e não um privilégio.

O processo de construção do livro

A obra "Os desafios da permanência no ensino superior” foi organizada pela professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Nathália de Fátima Joaquim, e pela assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA), Paula Pereira de Alvarenga. Na obra, foram apresentados resultados de pesquisas independentes de mestrado, iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso que compõem o projeto “A reprodução do pensamento dominante no espaço de formação universitário”.

Além das organizadoras do livro, Paula e Nathália, a obra teve o apoio de outros autores. Apesar de cada colaborador ter desenvolvido seus respectivos trabalhos de maneira independente, eles se dedicaram às suas pesquisas de forma colaborativa. Para tanto, foi criado um grupo para dialogar sobre os resultados, enriquecendo ainda mais o processo de construção do livro. Houve também a colaboração de discentes e egressos do curso de Administração Pública da UFLA, que, em sua maioria, foram ou são usuários da política de assistência estudantil.

Em continuidade à obra e ao projeto “A reprodução do pensamento dominante no espaço de formação universitário”, Nathália e Paula, têm o objetivo de explorar temas adjacentes e relevantes para a permanência de estudantes no ensino superior, como as particularidades do trabalhador-estudante e a importância do acompanhamento multiprofissional que promova o sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.

Em relação à repercussão e alcance da publicação, espera-se que o livro chegue às salas de aula da graduação e pós-graduação, fomentando a reflexão e o debate sobre diferenças entre acesso e permanência no ensino superior, a fim de que novas políticas sejam implantadas e o acesso às universidades seja cada vez mais democrático.

Acesse o livro gratuitamente no Repositório Institucional da UFLA

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig.

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA