O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Paradesporto da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza várias atividades com práticas esportivas para pessoas com deficiência; uma delas é a pesquisa sobre a inserção do Atletismo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Acredita-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.

A pesquisa realizada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (DEF/UFLA) teve como objetivo verificar os efeitos da realização de um programa de Atletismo sobre o desenvolvimento do comportamento motor e das habilidades básicas da vida diária de crianças com TEA. As análises foram feitas pelo graduando em Educação Física Rodrigo Pereira da Silva, com a orientação da professora Nathália Maria Resende. Elas foram realizadas durante 12 semanas com crianças diagnosticadas com autismo no município de Lavras.

Foi realizada uma avaliação motora no início e no término das intervenções, com o objetivo de verificar o nível de força, destreza, velocidade, equilíbrio e coordenação das crianças participantes. A avaliação teve um intuito comparativo, para verificar os efeitos da realização do programa de Atletismo sobre o desenvolvimento do comportamento motor de crianças com TEA.

Os pesquisadores explicam que esses testes biomotores respeitam a individualidade de cada criança, que é avaliada separadamente. “Todos os testes tiveram resposta positiva. As crianças que tinham uma autonomia maior apresentaram resultado motor melhor e as crianças que tinham menor autonomia e maior dificuldade para se socializar apresentaram resultados melhores na socialização”, explica o estudante Rodrigo Pereira.

O número de diagnósticos de crianças com TEA tem aumentado nos últimos anos e gera discussões mais intensificadas sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, que compromete processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. A professora Nathália Resende relata que “o desenvolvimento dessas práticas corporais são ótimas estratégias pedagógicas para aquisição dessas habilidades e diminuição de todo distúrbio provocado por esse transtorno, que interfere na capacidade biomotora dessas crianças”. paradesporto materia

As atividades envolveram saltos, corrida, ultrapassagem de obstáculos e manipulação de materiais desenvolvidos com atividades lúdicas para que ocorresse a inclusão de todas as crianças. Por meio do questionário aplicado aos pais, os pesquisadores avaliaram as habilidades básicas da vida diária para saber o nível de autonomia. “A mãe de uma das crianças participantes da pesquisa relatou que seu filho apresentou melhoras significativas após a inserção no projeto, desenvolvendo habilidades básicas, além de conseguir saltar com os dois pés. O desenvolvimento da fala foi a principal realização para ela, pois muitas palavras estão sendo ditas por ele agora”, comenta Rodrigo. 

Participam deste projeto crianças de até 12 anos incompletos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e filiadas à Associação Regional para o Desenvolvimento do Cidadão com Transtorno do Espectro Autista (Associação CONTATO).

Mais sobre o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Paradesporto

Os projetos do Núcleo começaram em 2017 e trabalham com práticas recreativas e iniciação esportiva para crianças com deficiências. Desde o início eram realizadas atividades de matroginástica, modalidade com interação entre os pais, as mães e a criança com TEA. Como uma alternativa complementar de tratamento não medicamentoso do TEA, a prática regular de atividades físicas auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor, além de estimular noções de tempo e espaço, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor, e consequentemente aumentando a confiança e a autoestima.

A professora Nathália explica que a participação dos estudantes de Educação Física com crianças autistas fora do espaço da sala de aula desenvolve e capacita ainda mais o atendimento a esse público, pois há o contato direto com pessoas com deficiência e pessoas com alguma necessidade específica.

“Lidamos diariamente com padrões impostos pela sociedade, entretanto objetivamos mudanças. Desde os primórdios, as pessoas com deficiência são excluídas, ficando inabilitadas de vivenciar a liberdade. Assim, o conteúdo desse projeto tem como finalidade favorecer a participação de crianças com TEA nas práticas de Atletismo, pois a falta da metodologia desse desporto voltado para essas crianças pode causar muitas das vezes a inatividade. Diante dessa proposta, é notória a significância do projeto para integrar e incluir o autista na sociedade, focando em um caminho eficaz para o desenvolvimento de atividades motoras, estimulando e valorizando suas potencialidades”, completa a pesquisadora.

Reportagem: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig

Edição do vídeo: Sérgio Augusto - Editor/Dcom

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

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A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA