Você já parou para pensar em quantas pesquisas científicas são desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA)? Delas, quais você conhece e poderiam facilitar a sua vida e da sociedade? Difícil responder, né?! A ciência é crucial para resolver nossos problemas ecológicos, econômicos e humanitários. A lista de desafios dos cientistas é enorme.  Um deles é popularizar o acesso da população às novas ideias.

Após meses de debates com professores de diferentes áreas do conhecimento e intenso trabalho, a Diretoria de Comunicação (Dcom/UFLA)  lançou mais uma edição da primeira revista de jornalismo científico da Universidade: Ciência em Prosa. Publicada semestralmente, a revista aborda algumas pesquisas da Instituição.

Nessa segunda tiragem, a reportagem de capa ficou por conta das pesquisas com biofortificação de alimentos desenvolvidas na UFLA, com o intuito de combater a fome oculta e a desnutrição. Além de estudos referentes às atividades cerebrais durante o sono; um método facilitador na hora da alimentação das crianças; a baixa qualidade dos suplementos “Whey Protein”; o guia astrológico do céu de Lavras; uma nova instalação de vaca leiteira que melhora a qualidade do leite; entre outros.

Ao todo, a revista propõe o debate de 15 estudos. Um número pequeno perto da tão fértil produção científica da UFLA. Hoje, pelo menos, 1.300 projetos de pesquisa estão cadastrados. Um legado construído em conjunto por professores, estudantes e outros colaboradores da Universidade, que não medem esforços para encontrar soluções em prol da sociedade. Pesquisas que vão se adensando ao longo do tempo, com fatos que vão sendo descobertos, gera inovação e novos produtos.

Se é a sociedade quem financia as pesquisas, quebrar as barreiras do linguajar científico e tornar as descobertas acessíveis ao debate público - tanto dentro quanto fora do âmbito acadêmico - é tão importante quanto divulgá-las.  Essa é a razão de ser da revista:  um produto embasado nas boas práticas do jornalismo para prover ao cidadão informação de qualidade (isenta, correta e de fácil compreensão).  Na versão online, a intenção é atingir a multidão de indivíduos que utiliza a internet para se comunicar e se expressar livremente. Impressa, a revista também é distribuída nos diversos departamentos e setores da UFLA, além de vários pontos comerciais de Lavras e região. Boa leitura!

Acesse a revista Ciência em Prosa: https://issuu.com/dcom-ufla/docs/revista_cp_2_issuu

Você quer reler a primeira edição da revista? Clique em https://issuu.com/dcom-ufla/docs/revista-ciencia-em-prosa-01-web

Diretrizes para publicação de notícias de pesquisa no Portal da UFLA e Portal da Ciência

Mais>>

A Comunicação da UFLA, por meio do projeto Núcleo de Divulgação Científica e da Coordenadoria de Divulgação Científica, assumiu o forte compromisso de compartilhar continuamente com a sociedade as pesquisas científicas produzidas na Instituição, bem como outros conteúdos de conhecimento que possam contribuir com a democratização do saber.

Sendo pequeno o número de profissionais na equipe de Comunicação da UFLA; sendo esse órgão envolvido também com todas as outras demandas de comunicação institucional, e considerando que as reportagens de pesquisa exigem um trabalho minucioso de apuração, redação e revisões, não é possível pautar todas as pesquisas em desenvolvimento na UFLA para que figurem no Portal da Ciência e no Portal UFLA. Sendo assim, a seleção de pautas seguirá critérios jornalísticos. Há também periodicidades definidas de publicação.

Todos os estudantes e professores interessados em popularizar o conhecimento e compartilhar suas pesquisas, podem apresentar sugestão e pauta à Comunicação pelo Suporte. As propostas serão analisadas com base nas seguintes premissas:

  • Deve haver tempo hábil para produção dos conteúdos: mínimo de 20 dias corridos antes da data pretendida de publicação. A possibilidade de publicações em prazo inferior a esse será avaliada pela Comunicação.

  • Algumas pautas (pesquisas) podem ser contempladas para publicação no Portal, produção de vídeo para o Youtube, produção de vídeo para Instagram e produção de spot para o quadro Rádio Ciência (veiculação na Rádio Universitária). Outras pautas, a critério das avaliações jornalísticas, poderão ter apenas parte desses produtos, ou somente reportagem no Portal. Outras podem, ainda, ser reservadas para publicação na revista de jornalismo científico Ciência em Prosa.

  • As matérias especiais de pesquisa e com conteúdos completos serão publicadas uma vez por semana.

  • É possível a publicação de notícias sobre pesquisa não só quando finalizadas. Em algumas situações, a pesquisa pode ser noticiada quando é iniciada e também durante seu desenvolvimento.

  • A ordem de publicação das diversas matérias em produção será definida pela Comunicação, considerando tempo decorrido da sugestão de pauta, vínculo do estudo com datas comemorativas e vínculo do estudo com acontecimentos factuais que exijam a publicação em determinado período.

  • O pesquisador que se dispõe a divulgar seus projetos também deve estar disponível para responder dúvidas do público que surgirem após a divulgação, assim como para atendimento à imprensa, caso haja interesse de veículos externos em repercutir a notícia.

  • Os textos são publicados, necessariamente, em linguagem jornalística e seguindo definições do Manual de Redação da Comunicação. O pesquisador deve conferir a exatidão das informações no texto final da matéria e dialogar com o jornalista caso haja necessidade de alterações, de forma a se preservar a linguagem e o formato essenciais ao entendimento do público não especializado.

Sugestões para aperfeiçoamentos neste Portal podem ser encaminhadas para comunicacao@ufla.br.



Plataforma de busca disponibilizada pela PRP para localizar grupos de pesquisa, pesquisadores, projetos e linhas de pesquisa da UFLA